Israel ataca zona de distensão no norte da Faixa de Gaza

Por Gazeta Admininstrator

Autoridade Palestina criticou estabelecimento da zona de distensão
Forças israelenses realizaram nesta quarta-feira um ataque contra o norte da Faixa de Gaza para reforçar a criação de uma zona de distensão na região.
A zona de distensão passou a vigorar às 18h, hora local (14h, hora de Brasília) com o objetivo de prevenir ataques de militantes palestinos contra o território israelense.

Um representante de Israel disse que os disparos, feitos minutos depois de a zona passar a vigorar, foram realizados em resposta a um ataque com um foguete disparado da região pouco antes.

A área onde passou a vigorar a zona de exclusão é pouco povoada e não há relatos de vítimas provocadas pelo ataque israelense.

Antes, forças de Israel haviam lançado panfletos sobre a região advertindo palestinos que eles poderiam ser alvos de retaliações se não abandonassem a região.

"Qualquer um que não respeitar esta advertência está se colocando em uma situação de perigo imediato", diziam os panfletos em árabe.

Retomada de negociações

Representantes da Autoridade Palestina rejeitaram a criação da zona de distensão e pediram que Israel retome as negociações de paz para a região.

Em entrevista à BBC, o negociador palestino Saeb Erekat disse que "o caminho de zonas de distensão, militarismo, incursões, ataques e assassinatos apenas... vai ampliar o ciclo de violência e contra-violência".

Israel terminou em setembro de retirar todos os colonos judeus que viviam em assentamentos na Faixa de Gaza após 37 anos de ocupação, mas as fronteiras do território e sua costa permanecem sob controle israelense.

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, determinou a criação da zona de distensão em uma reunião com representantes de seu gabinete de governo no domingo.

Na quinta-feira passada, um ataque com foguetes lançados a partir de Gaza, supostamente por militantes palestinos, deixou quatro soldados israelenses feridos.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pediu publicamente que militantes abandonem a prática de lançar ataques de foguetes contra alvos israelenses.

No entanto, a organização extremista Jihad Islâmico teria se recusado a atender o pedido de Abbas e teria culpado Israel pela recente escalada da violência na região.

Os militantes alegam que seus ataques são em resposta a uma série de bombardeios israelenses na Faixa de Gaza e também na Cisjordânia.