Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo

Por Gazeta News

gaza

O governo de Israel e o grupo palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, chegaram a um acordo de cessar-fogo, no último dia 21.

A trégua passou a valer a partir de 21h (horário local). De acordo com a rádio israelense Reshet Bet, um acordo por escrito foi firmado pelos dois lados. A trégua, segundo fontes israelenses, não inclui o fim do bloqueio ao território palestino.

A informação foi confirmada pelo ministro egípcio de Relações Exteriores, Mohamed Kamel Amr, durante coletiva de imprensa, no Cairo, ao lado da secretária de Estado americana, Hillary Clinton. O Egito media o diálogo entre os dois lados desde o início da ofensiva israelense, há uma semana.

“O Egito manteve diálogos com todas as facções palestinas, com Israel e com os Estados Unidos e os esforços levaram a um acordo para cessar-fogo e a retomada da tranquilidade”, disse Amr, confirmando o horário de início da trégua. Na coletiva, Clinton disse que o Egito estão exercendo “a responsabilidade e a liderança” que correspondem ao país na região.

secretária americana chegou à região na noite do dia anterior, 20, para tentar pressionar por um acordo, em meio à escalada da violência, que já matou mais de 120 palestinos e cinco israelenses.

“Esse é um momento crítico para a região. O novo governo do Egito está assumindo a responsabilidade e a liderança que há muito tem feito deste país uma pedra angular para a estabilidade regional e a paz”, disse Clinton. Mortos Os ataques registrados nos últimos dias entre Israel e o Hamas deixaram mais de 100 mortos, desses, pelo menos 56 eram civis.

Os bombardeios israelenses a Gaza também feriram mais de 800 pessoas, incluindo mais de 200 crianças, segundo Ashraf al-Kidra, da secretaria de saúde de Gaza. Já os disparos de foguetes por militantes palestinos feriram dezenas de pessoas. Com informações do “Estadão “.