Israel 'prepara retaliação após atentado palestino'

Por Gazeta Admininstrator

Uma rádio de Israel disse que o ministro da Defesa do país, Shaul Mofaz, autorizou as forças do país a realizar ataques contra integrantes do grupo militante palestino Jihad Islâmico, que assumiu a autoria de uma atentado a um shopping center na cidade de Netanya nesta segunda-feira.
Pelo menos cinco pessoas morreram na ação com homem-bomba, que feriu ainda cerca de 40 pessoas, seis com gravidade.

Segundo fontes militares, Israel deve agora lançar ataques aéreos contra líderes do Jihad Islâmico na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Mofaz, que já vinha defendendo uma retomada da polêmica prática de "assassinatos seletivos" contra líderes radicais palestinos, disse que pedirá autorização para voltar a demolir casas de homens-bomba.

A bomba desta segunda-feira foi detonada por um suicida por volta das 11h30 no horário local (7h30 em Brasília).

Segurança

Testemunhas que estavam no local dizem que o suicida estava na fila de pessoas que passam por uma vistoria rotineira de segurança para entrar no shopping.

Dois grupos se responsabilizaram pelo ataque. Primeiro, o grupo Brigada dos Mártires de Al-Aqsa assumiu o atentado. Depois, o Jihad Islâmico afirmou que um de seus membros, chamado Lufti Amin Abu Salem, foi o autor da explosão.

O Jihad acabou revelando uma fita em que o suicida Lutfi Amin Abu Salem, de um vilarejo situado entre Jenin e Tulkarem, anuncia suas intenções de ataque.

A Autoridade Palestina condenou o ataque. O presidente Mahmoud Abbas qualificou a ação de "terrorista" e o negociador palestino Saeb Erekat disse que o ato prejudica os interesses palestinos e era mais uma tentativa de sabotar os esforços de um processo de paz.

Apesar disso, um porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, atacou a Autoridade Palestina por não ter tomado providências para impedir que ações suicidas continuem a ocorrer.

"Eles se recusam a desmantelar as organizações terroristas e acabar com elas de uma vez por todas. E vimos o resultado disso hoje em Netanya", declarou David Baker.

Segundo um correspondente da BBC em Jerusalém, a explosão acontece em um momento de relativa calma em Israel, já que nenhum ato sério de violência foi registrado no país desde outubro.

A cidade litorânea de Netanya tem sido um alvo freqüente de atentados suicidas nos últimos anos, em razão principalmente de sua proximidade com a fronteira que separa Israel dos territórios palestinos da Cisjordânia.