Itaipu comemora 32 anos.

Por Gazeta Admininstrator

A usina binacional de Itaipu comemorou ontem 32 anos de existência iniciando a fase de instalação das duas últimas turbinas. A unidade geradora 9A entrou na reta final de testes, o chamado ensaio de confiabilidade, e vai operar 45 dias ininterruptamente a plena carga. Depois, estará liberada para produzir energia para o sistema interligado brasileiro.

Outra turbina, a 18A, está em fase de ajustes técnicos e também começará a operar neste ano. Juntas, as duas unidades vão injetar no sistema 1.400 MW de energia e elevarão a potência de Itaipu para 14.000 MW. Hoje a usina tem capacidade para gerar 12.600 MW e responde pelo atendimento de 25% do consumo de energia do Brasil.

Com a conclusão das duas últimas turbinas, Itaipu começa a tomar novos rumos. Hoje, a direção da hidrelétrica vai assinar um acordo de cooperação para o desenvolvimento de veículo elétrico com a empresa suíça Kraftwerke Oberhasli (KWO), que controla hidrelétricas no exterior. O projeto terá participação de universidades brasileiras e paraguaias. Segundo o diretor-geral brasileiro da usina, Jorge Samek, Itaipu receberá um veículo modelo Panda Elettra, da Fiat, movido a eletricidade. O desafio será aperfeiçoar o protótipo.