Itália x França: O que disseram os técnicos.

Por Gazeta Admininstrator

Marcello Lippi (ITA)
Quanto mais avançamos neste torneio, mais percebemos que poderíamos vencê-lo. Nossa confiança cresceu a cada partida, em especial quando derrotamos a Alemanha em um estádio que não poderia ser mais perfeito para eles.

Foi um jogo especial, começando com aquele pênalti, depois o gol de empate e uma queda geral da tensão. Sempre tivemos esperança, mesmo jogando contra grandes adversários.

Ficamos frios; gostaria também de agradecer à torcida italiana pelo seu apoio. Eu sou fã de Zidane, mas o quarto assistente viu o que aconteceu. É bizarro terminar uma carreira desse jeito, se for o fim de sua carreira.

Eu sabia que se marcássemos o primeiro pênalti, faríamos todos os outros. Às vezes a vida lhe traz presentes e é isso que penso de (Fabio) Cannavaro, o melhor defensor do mundo, e de (Gianluigi) Buffon, que fez com que (David) Trezeguet perdesse sua penalidade.

Mas eu estava certo de que iríamos ganhar, porque os jogadores estavam muito motivados pela idéia de ir para a cobrança de pênaltis.

(Francesco) Totti estava sentindo os efeitos de ter jogado 120 minutos contra a Alemanha e talvez ele não tenha se recuperado a tempo. Agora vamos aproveitar este momento fantástico e, mais tarde, vamos ver o que está acontecendo no campeonato italiano. Como eu me sinto neste momento? Sou um campeão mundial e nunca tinha tido essa experiência antes.

Raymond Domenech (FRA)
É uma enorme decepção. Nos preparamos para estarmos no ápice, o time estava cada vez mais forte e tudo corria de acordo com o planejado. Dava para ver como estávamos um pouquinho melhores do que nossos adversários na prorrogação. Os jogadores agora precisam se lembrar do que alcançaram.

O cartão vermelho de (Zinedine) Zidane foi um dos pontos críticos da partida, bem como a saída de Vieira (por lesão). Acabamos com dez homens em um momento em que estávamos controlando o jogo. Quanto ao incidente em si, o quarto assistente viu o que aconteceu e informou ao árbitro. O bandeirinha não viu nada. Eu não sei o que o (Marco) Materazzi disse, mas ele é o Jogador da Partida, não (Andrea) Pirlo. Foi Materazzi quem empatou e provocou a expulsão de Zidane. É triste, mas eu acho que o jogador italiano aproveitou-se do que aconteceu.

Zidane normalmente cobraria uma das primeiras penalidades na disputa de pênaltis, mas sua ausência não mudou muita coisa. Eu não posso culpar os jogadores, pois eles fizeram o máximo que puderam. Foi suficiente? Não.

Tudo em que posso pensar agora é decepção. Meu futuro pessoal não é importante no momento. Estou triste por Zidane, porque ele sempre estava pronto para nos ajudar ao longo da competição. Eu teria preferido substitui-lo cinco minutos antes do final, para que ele tivesse recebido da torcida uma reação diferente ao sair de campo. Eu não sei o que aconteceu, mas eu acho difícil imaginar Zidane dizendo algo como "estou cansado e, já que parece que não vou ser substituído, eu vou dar um jeito de ser expulso".