Já começou o prazo para declarar o imposto de renda
Afirmam os especialistas que nunca é cedo demais para começar a preparar a declaração de imposto de renda. Completar o formulário a tempo não apenas ajuda a não cometer erros de última hora, como também a tirar mais proveito das deduções e obter uma restituição antes do esperado.
De acordo com o IRS, mais de 136 milhões de pessoas farão suas declarações de impostos referentes a 2007. Na Flórida, estima-se que declarem mais de 8,5 milhões de pessoas. Aproximadamente 4 milhões de contribuintes que declarem no início da temporada de impostos poderão enfrentar lentidão, tanto para apresentar suas declarações, quanto para receber suas restitui-ções, devido às mudanças que foram feitas no final do ano sobre o imposto mínimo alternativo.
Estas mudanças só afetarão a um grupo relativamente pequeno de contribuintes que teriam que esperar até 11 de fevereiro para poder reclamar os benefícios fiscais mais populares que são”os créditos pelos filhos ou dependentes, educação, juros hipotecáriose consumo de energia.
Regulações
O que muitos não sabem é que os créditos que outorga o IRS podem mudar a cada ano. Há novas regulações e, agora, o crédito máximo é de $4.716 para uma família co dois ou mais filhos; $2.853 para uma família com um filho e $428 para os que não têm filhos.
Outro dado importante é que as pessoas com baixos recursos que têm economias para a aposentadoria podem obter mais benefícios. Especialistas explicam que o crédito para poupança ajuda a compensar parte dos primeiros $2 mil que os trabalhadores contribuem de maneira voluntária a contas IRA e planos de aposentadoria 401(K). Já os aposentados qualificados estão livres de impostos. As contribuições para planos como o 401(K), ou similares não estão sujeitas a impostos até a aposentadoria.
Existem, no entanto, outros créditos que, por falta de informação não são concedidos aos seus beneficiários. É o caso de professores, por exemplo, que têm o direito de solicitar créditos por gastos não reembolsáveis relacionados ao emprego.
Outro benefício que pessoas de baixa renda deixam de receber, por não solicitar em suas declarações, é o crédito por renda de trabalho (EIC). Anteriormente, para este crédito levava-se em conta a renda bruta ajustada modificada, que era mais alta do que a renda bruta ajudstada (AGI), que agora se leva em consideração.
Casais
Este ano, um casal que declara junto, sem filhos, deve ter um máximo de renda de $12 mil ao ano para qualificar-se para o EIC. Os casais que declaram juntos, e têm um filho, devem ter renda de até $30 mil, e casais com dois ou mais filhos, devem ter renda de até $34.178.
Deduções
Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que podem deduzir gastos com creche ou day care, cuidado de idosos, gastos acadêmicos, médicos e dentistas, doações de caridade, perdas por roubos, juros sobre hipotecas e investimentos e gastos relacionados ao trabalho, entre outros. “Também podem ser deduzidas milhas percorridas em visitas a consultas médicas e gastos não reembolsados com remédios”, detalha Zaída Velásquez, especialista da empresa H&R Block.
Reembolsos
Os reembolsos são enviados, em cheques federais, pelo correio, mas também podem ser depositados diretamente em uma conta bancária indicada. Até 15 de abril há tempo para fazer a declaração de impostos de renda, mas os especialistas alertam que é melhor fazê-lo com antecedência e eletronicamente. “A declaração por internet é segura e confiável. Os reembolsos chegam mais rápido e se cometem menos erros do que fazendo em formulário de papel”, conclui.
