Já dá pra fazer as contas nos dedos - Futebol

Por Mano Thiago

ronaldinho-gaucho-fluminense-0-x-0-galo-campeonato-brasileiro-2012-DhavidNormandoPhotocamera

Agora já podemos contar nos dedos das mãos o fim do Campeonato Brasileiro. A corrida já está em sua reta final e o cavalinho que fica vacilando vai terminar o ano de 2012 pisoteado.

Já se foram 28 rodadas e agora faltam 10 jogos para o final do campeonato mais disputado do Mundo.

Mais ansioso que criança esperando Papai Noel no Natal, mais ansioso que encontrar a grande paixão em outro país, mais ansioso que pedir a mão da namorada para o sogrão... Está o torcedor do Fluminense com a grande possibilidade de conquistar mais um título brasileiro. Na última rodada, o time do Flu teve um jogo complicado, mas fez jus a ser o líder do campeonato e conseguiu uma vitória magra de 1 a 0 sobre o rival Botafogo. Com mais uma vitória na contabilidade e a seis pontos do vice-líder Atlético Mineiro, o Fluminense vai correndo a passos largos para faturar o caneco. Com essa diferença de pontos, o Flu pode ser campeão com uma rodada de antecedência, ou seja, enquanto para os outros times faltam 10 rodadas para o término da competição, para o time do Fluzão, se mantiver o bom desempenho, são nove rodadas para levar o troféu e voltar a disputar uma Copa Libertadores.

Na cola do líder já faz tempo, segue o Atlético Mineiro que, pelo menos na última rodada, mandou para longe a fama de cavalo paraguaio e conseguiu a maior goleada do Campeonato Nacional deste ano, 6 a 0 contra o time do Figueirense. Tudo bem que não foi nenhum baita adversário, mas o grande destaque ficou por conta de Ronaldinho Gaúcho, que neste jogo mostrou todo o seu repertório de jogadas e fez três na partida, para a tristeza do Gutão e do Helder.

E por falar em Ronaldinho, aproveito e declaro minha opinião a favor do gaúcho de voltar à Seleção Brasileira, não apenas por ter feito três gols neste jogo. Até concordo que Ronaldinho não é mais aquele Ronaldinho, mas o cara fez parte da nossa última geração campeã do mundo, então o atleticano sabe como é ser campeão do mundo, algo que eu acho que falta na nossa seleção. Precisamos renovar os jogadores sim, mas também precisamos de jogadores que não se intimidem e saibam como é ser campeão pela nossa seleção.

Fora a disputa pela liderança, que está cada vez menos disputada, temos outros atrativos na tabela de classificação do Brasileirão. O Grêmio segue firme em terceiro lugar e o título está difícil, mas vaga na Libertadores é algo que está bem perto de acontecer.

Em quarto lugar, o Vasco da Gama voltou a entrar nos trilhos, conseguiu ganhar o último jogo e segue firme e forte na disputa pela última vaga da competição continental para o ano que vem, juntamente com o time do São Paulo, em quinto. Claro, que com os times do Internacional e Botafogo, que ainda almejam a vaga no torneio do ano que vem.

Na parte mais desesperadora da tabela, segue a briga de foice, tendo pelo menos uns 10 times com poucos pontos conquistados e que ainda precisam somar para não cair.

Atlético de Goiás já deu pro gasto esse ano, eu não acredito que eles se salvem; Figueirense também está difícil; e ainda temos Sport e Palmeiras, que realmente estão se esforçando ao máximo para não disputar a Série B do ano que vem.

A missão é difícil, mas futebol brasileiro é uma coisa de louco, maior prova disso é o atacante Hulk ser titular da Seleção Brasileira. Então, mano, ainda pode acontecer de tudo, até quem sabe em 2014 o técnico acabar sendo o famoso e competente Mano Thiago, e não o Menezes. Acorda, tio!