Já são 68 os mortos na explosão de mina na China

Por Gazeta Admininstrator

O número de mortos no acidente em uma mina na província de Heilongjiang, nordeste da China, já está em 68, enquanto cerca de 80 trabalhadores continuam presos no poço. Setenta foram resgatados ou localizados, informou a agência oficial de notícias Xinhua. No domingo, cerca de 221 mineiros estavam trabalhando no subsolo da mina de carvão de Dongfeng, quando aconteceu a explosão.

As minas chinesas estão entre as mais perigosas do mundo. Somente em 2005, cerca de 3 mil mineiros já morreram em acidentes semelhantes.

Em agosto, a China anunciou que suspenderia a produção em cerca de um terço das minas de carvão do país, em um esforço para melhorar a segurança dos trabalhadores. As 7 mil minas afetadas pelo anúncio terão de atingir os padrões de segurança nacional antes de reabrir.

Analistas dizem que o aumento da demanda por carvão na China está levando gerentes de minas a dar prioridade ao lucro em detrimento à segurança humana.

Boa parte dos trabalhadores nas minas chinesas é originária do campo, que teve de optar por um dos serviços mais arriscados do mundo por falta de opção de trabalho nas antigas fazendas ou propriedades rurais.