Jade Matarazzo, escolhida Melhor Artista 2011 pelo Brazilian Press Awards

Por Gazeta News

IMG_7519 (4)_2

A artista visual e fotógrafa, Jade Matarazzo, estará recebendo seu prêmio como destaque de melhor artista em 2011, no International Brazilian Press Award, que acontece no dia 4 de maio, no Broward Center for the Performing Arts. Esta foi a terceira vez que a fotógrafa paulistana foi nomeada, e a primeira que recebe o prêmio. Para a artista, a conquista tem um tom de reconhecimento. “Estou muito feliz de receber o Press Award, um reconhecimento de que meu trabalho, de alguma forma também é uma maneira de promover o Brasil. Nós, artistas brasileiros vivendo fora do Brasil, somos como embaixadores do nosso país”.

Jade Matarazzo é especializada em retratos, moda, viagens e fotografia de modelos editoriais, comerciais e particulares. Seus trabalhos já foram publicados em revistas e livros. Mas é através das artes e da sua técnica fotográfica que ela explora a expressão máxima, como uma linguagem. “Se você não tem nenhuma história para contar, nenhum sentimento para transmitir, suas palavras permanecerão vazias”, afirma a fotógrafa.

Os trabalhos de Matarazzo misturam realidade e fantasia numa mesma viagem. Os mais jornalísticos, indicam pontos de vista, os mais intuitivos e abstratos são resultados da técnica Miksang, onde a artista revela a mais pura arte contemplativa. Miksang é uma palavra de origem tibetana, que significa “Olho Bom”. É a união da meditação e uma forma de arte.

Miksang faz parte da Arte de Dharma, seus princípios são baseados nos ensinos do Mestre de meditação, professor e artista Chögyam Trungpa e seus ensinamentos são direcionados para a percepção da natureza. Na visão da artista, “a série Miksang me permite revelar um universo pouco perceptível e isso é bastante interessante”.

As séries transitam do universo dos abandonados e esquecidos às imagens coloridas e texturas de flores. Jade mostra como um fotógrafo pode criar imagens belas e controversas com a mesma intensidade.

Se 2011 foi um ano de muito trabalho e preparo de material, 2012 e 2013 são anos voltados para exposições individuais e coletivas. Para o segundo semestre, já estão agendadas uma individual, em outubro, no ArtServe de Fort Lauderdale, em novembro no L.A Art Center de Los Angeles, e uma coletiva no SESC São Paulo.

O background acadêmico de Jade inclui Belas Artes na Suiça, arquitetura na Universidade de Miami e design de interiores no Art Institute de Fort Lauderdale. A artista atualmente reside em Weston, na Flórida, é casada e tem cinco filhos.