Jane Fonda fará campanha contra guerra no Iraque

Por Gazeta Admininstrator

A atriz americana Jane Fonda disse que planeja fazer uma viagem de ônibus pelos Estados Unidos em protesto contra a intervenção militar americana no Iraque.
A atriz e ativista de 67 anos de idade afirma que famílias de veteranos da guerra no Iraque vão se unir a ela na viagem, marcada para março do ano que vem, e que o ônibus vai ser movido a óleo vegetal.

O anúncio, feito durante a promoção de sua autobiografia, Minha vida até agora, em uma livraria no Novo México, foi recebido com entusiasmo pela audiência.

A estrela foi apelidada de Hanoi Jane nos anos 70, pela postura que tomou em relação à Guerra do Vietnã.

Algumas pessoas nunca a perdoaram pela campanha contra a guerra. Em abril, enquanto promovia sua autobiografia em Kansas City, ela recebeu uma cusparada no rosto de um veterano do Vietnã.

"Empolgante"

"Não tomo nenhuma postura em relação a guerras desde o Vietnã", disse ela às cerca de 600 pessoas que compareceram ao lançamento do livro em Santa Fé. "Ainda carrego as conseqüências daquilo."

Mas ela disse que se sentiu encorajada a aderir ao movimento contra a guerra no Iraque depois de conhecer veteranos do conflito durante o lançamento de seu livro.

"Decidi sair do armário", teria dito a atriz à agência de notícias Associated Press.

Jane Fonda deu poucos detalhes da viagem, além de dizer que ia ser acompanhada pela filha.

"Não posso dar detalhes, a não ser dizer que vai ser empolgante", disse ela.