Janet Napolitano renuncia cargo em meio ao debate sobre reforma imigratória

Por Gazeta News

Janet-Napolitano

A saída da Secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) Janet Napolitano deixará o presidente Barack Obama em busca de um sucessor para administrar a agência ao mesmo tempo em que faz pressão para passar a reforma imigratória na Câmara dos Deputados.

Napolitano, que está no cargo desde que o presidente tomou posse em 2009, disse no dia 11 que está renunciando para se tornar presidente do sistema de escolas da Universidade da Califórnia. Em sua posição no DHS, ela sempre precisou lidar com questões de segurança das fronteiras e prevenção de ataques terroristas – questões que sempre a colocaram em disputa com os republicanos do Congresso.

Sua decisão de sair foi anunciada em um momento em que o governo intensifica sua campanha para uma ampla reestruturação das leis de imigração e lida com as consequências dos atentados durante a Maratona de Boston, em abril, - o maior ato de terrorismo em solo dos EUA desde os ataques de 11 de setembro de 2001, o que fez com que se criasse o DHS.

Napolitano tem desempenhado um papel de liderança, tanto no debate sobre as leis de imigração e nas respostas aos atentados de Boston - um ponto reiterado por legisladores que pressionam o governo a nomear rapidamente um sucessor quando ela sair em setembro. Ainda não há o nome de um sucessor a seu cargo anunciado.

DHS tem um terço dos cargos vagos

A liberação dessa vaga se soma a outras 14 do total de 45 vagas de liderança dentro do departamento. O chefe de funcionários e o diretor do Immigration and Customs Enforcement (ICE) também estão saindo de seus cargos, enquanto outras posições chave, como de inspetor geral e secretário executivo continuam em aberto. O momento de transição dentro do departamento levanta questionamentos em um momento de mudanças, já que o Congresso está considerando uma reforma no sistema de imigração do país.