Japão aciona primeiro reator nuclear desde desastre

Por Gazeta News

japao

Desde o desastre nuclear de Fukushima, no ano passado, o Japão suspendeu os trabalhos de suas 50 usinas nucleares comerciais. Mas, no último dia 1º, o país asiático colocou novamente em operação um reator nuclear. As informações são do “Estadão”e da “Dow Jones”.

Há dois meses o Japão deixou de contar com a energia nuclear para abastecer a rede elétrica do país.

A Kansai Electric Power iniciou a remoção das varas de controle utilizadas para evitar a fissão nuclear do reator principal número 3 em sua usina em Ohi, no leste do Japão, às 22h (horário de Brasília) do dia 30.

A volta à operação do reator foi marcada por protestos nas imediações da usina, onde manifestantes gritavam e dançavam. Segundo a imprensa local, cerca de 650 manifestantes marcharam contra a reativação do reator nas proximidades da prefeitura de Fukui durante o fim de semana e que cerca de 100 tentaram bloquear a entrada principal da usina.

O porta-voz da Kansai Electric disse que o reator número 4 também deve voltar a funcionar este mês, provavelmente no dia 17 e os planos seriam de que estivesse em pleno funcionamento até o dia 24 de julho.

Paralelamente, o jornal Nikkei reportou que um painel composto por representantes do Ministério do Comércio e da Indústria estuda a possibilidade de as maiores empresas de energia do Japão repassarem aos consumidores os custos do acidente nuclear de Fukushima, por meio do aumento das tarifas.