Jiu-Jitsu Brasileiro, estilo de vida!

Por Gazeta Admininstrator

O Brazilian Jiu-Jitsu, como é mais conhecido atualmente no mundo, atrai cada vez mais adeptos, e torna-se um estilo de vida por praticantes que, ao buscarem uma forma de condicionamento e defesa, encontram no esporte uma terapia, e em seus companheiros de tatame, sua segunda família.

Muitos têm vontade de começar a praticar uma arte marcial, mas ficam em dúvida no momento da escolha por terem tantas opções, e às vezes pelo Jiu-Jitsu ter um certo tabu de que somente os "sarados" conseguem treinar.

Isto não é verdade. Jiu-Jitsu, que significa arte suave, é uma das artes marciais consideradas das mais completas, e leva o praticante a obter benefícios físicos e psicológicos, através de conhecimentos milenares, vindos do oriente.

Nascido na Índia como uma forma de autodefesa, o Jiu-Jitsu foi desenvolvido por meio de uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio e do sistema de articulação do corpo. No  Brasil, a luta se aprimorou, fazendo de nosso país o centro mundial deste esporte, que resume suas técnicas em imobilizações, chaves articulares e estrangulamentos, visando sempre a predominância da técnica sobre a força. Assim como outros esportes, o Jiu-Jitsu, diminui o stress e a ansiedade, mas também desinibe os tímidos, aumenta a auto-estima, enquanto trabalha todo o corpo, enrijece a musculatura, e contribui para a perda de peso.

Por exigir concentração ao oponente e respostas rápidas do corpo, o esporte desenvolve o controle emocional e aprimora os reflexos, sendo também definido como um xadrez jogado com o corpo, onde regras bem formuladas conservam a integridade física dos praticantes.

Como atividade aeróbica que é, acelera o metabolismo e melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, e como arte marcial, desenvolve a coordenação motora e os reflexos.

Não há restrição quanto à prática, homens e mulheres ativos, de qualquer idade podem praticar a Arte Suave, sendo também uma ótima opção aos que buscam perder peso e melhorar a musculatura, uma vez que é possível eliminar de 750 a 1500 calorias em uma aula.

Com tantos pontos favoráveis, venha fazer parte dessa família chamada Jiu-Jitsu, e deixe a arte suave ser seu estilo de vida.

Roberto de Abreu Filho, o "Cyborg", pratica Jiu-Jitsu há treze anos e tem ao longo de sua carreira treze medalhas em Campeonatos Mundiais. Ele é Tricampeão Pan Americano, Tetracampeão Sul Americano, Campeão Brasileiro e Europeu de Jiu-Jitsu, e tem também o título de Campeão Brasileiro de Wrestling.