Joe Arpaio, xerife anti-imigrante do Arizona, é reeleito

Por Gazeta News

joe-arpaio

Os eleitores de Maricopa County, no Arizona, reelegeram o xerife Joe Arpaio, a cara da controversa lei de imigração do Arizona.

O xerife, que se auto proclama o “xerife mais duro” na América, ganhou um sexto mandato de forma convincente, com 53% dos votos.

Arpaio, de 80 anos, é conhecido por sua repressão contra imigrantes indocumentados em seu condado, movimento que ganhou admiradores dentro e fora do Arizona, mas também criou uma muita controversa.

Ele foi um dos defensores mais vocais da lei do estado SB 1070, que exige que os agentes policiais verifiquem os documentos de qualquer pessoa que suspeitem que esteja no país ilegalmente. O Supremo Tribunal Federal derrubou outras disposições da lei, mas decidiu que a provisão chamada “mostre-me seus papéis” é constitucional. Imigrantes, no entanto, não são obrigados a ter os seus documentos de imigração em mãos o tempo todo.

O Democrata Paul Penzone recebeu cerca de 42% dos votos e Independente Mike Stauffer tinha cerca de 4%, quando 80% dos votos haviam sido apurados.