John Kerry fala sobre isenção de vistos a brasileiros

Por Gazeta News

Durante visita ao Brasil, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, não deu um prazo para o fim da exigência de vistos para turistas brasileiros que visitam os EUA, apesar de ter apontado avanços.

Em julho do ano passado, o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) e a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, assinaram em Brasília documento que criou um grupo de trabalho para estudar de que forma a isenção de visto para brasileiros entrarem nos EUA seria feita.

“Estamos comprometidos a agilizar o máximo possível o processo do pedido de visto. (...)Esperamos chegar lá (na dispensa do visto) Estamos confiantes de que podemos, apenas precisamos continuar o trabalho juntos”, disse Kerry, no dia 13.

Em coletiva de imprensa, ele afirmou que, somente no ano passado, os EUA registraram cerca de um milhão de pedidos de visto para brasileiros. “Gastamos milhões de dólares para (...) fazer com que isso ocorra mais rapidamente”, disse, citando ainda a abertura de novos consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre.

Segundo Patriota, Brasil e EUA devem chegar a um consenso no próximo mês e em especial com a visita de Estado da presidente Dilma em outubro. Mesmo assim,  ainda é preciso cautela, pois a questão é bastante complexa e exige mais tempo para ser debatida.  As informações são da “Folha de São Paulo”.