Joias - Champagne com Carmem

Por Carmem Gusmao

Qual mulher não adora uma joia? Acredito que poucas. A grande maioria adora um ornamento em todas as formas e preços.

As joias são, sem dúvida, os acessórios mais utilizados ao longo dos séculos, por serem extremamente atrativas e por denotar certo poder a quem está usando. De rainhas e princesas a atrizes, modelos e ícones da moda. Todas recebem certo tipo de poder ao usarem uma joia maravilhosa.

É inquestionável a beleza das joias, mas nem todos têm acesso a joias preciosas, com pedras genuínas nos melhores joalheiros do mundo. O resultado é que, depois de certo tempo, acabaram surgindo as “cópias”,  produtos feitos com material mais barato, para atender a todas as pessoas que tinham interesse em usar um acessório idêntico aos originais caríssimos. Muitas pessoas também recorrem a cópias muito bem feitas, para usarem, durante certos eventos, com segurança.

Hoje, muitas pessoas com poder aquisitivo adoram usar uma fashion jewelry feita em edição limitada ou peça única, por ser extremamente original e bela. Vamos às diferenças: As joias são feitas com material nobre, como ouro,  prata, platina, pedras preciosas, pérolas negras raras e únicas e diamantes de várias cores e cortes. Muitos designers modernos e descolados acrescentam alguns matérias menos nobres, como borracha, couro e palha, mas misturam com os matérias nobres, e isso continua caracterizando a peça como joia. O processo de fabricação é cuidadoso e demorado, desde a fundição e lapidação das pedras até o polimento do metal e engate das mesmas. Semijoia O processo de fabricação é quase o mesmo da joia, a diferença está nos materiais. São usados metais menos nobres com banhos de ouro, platina e prata. A intensidade dos banhos regula a qualidade e duração das semijoias, portanto, quanto maior o banho, melhor a peça. Nas semijoias, muitas pedras preciosas são substituídas por versões sintéticas e cristais coloridos. Os diamantes são substituídos por zircônio. Mas, existem várias semijoias com pedras semipreciosas, como turquesa, coral, quartzo, citrinos e pérolas de água doce. Bijoux ou Bijuteria Essas peças são feitas com metal sem banho, portanto, o dourado, prateado e cobre resultam da coloração artificial do metal. Muitas peças acrescentam a etiqueta lead free, que quer dizer que o metal tem uma camada de proteção contra alergias. Mas, no geral, pessoas alérgicas não conseguem usar. Nas bijuterias são usadas peças de acrílico, vidros coloridos imitando os cristais Swarovski, contas pintadas imitando pérolas, rendas e miçangas. Fashion Joias Agora, a categoria que mais amo, queridinha das descoladas e musas das passarelas. A fashion jewelry pode misturar tudo isso e muito mais. Em geral, são feitas à mão, com metal banhado a ouro e/ou prata, com peças vintages, como broches, pingentes e correntes, que têm seu valor no design e na época que pertencem, muitas vezes, independente do material usado na confecção do mesmo. Numa fashion jewelry pode-se usar sem pudor uma pedra preciosa, junto com um broche de cristal antigo e/ou uma renda de um chápeu da década de 30. Muitas marcas de alta costura têm peças de fashion jewelry que custam quase tanto como uma joia.Os colares Lanvin são um exemplo disso - podem custar de $2 a $10 mil dólares. Eu tenho uma linha de fashion jewelry e, pessoalmente, cuido de tudo, garimpo peças em brechós e antiquários por onde quer que eu passe, uso metais com banhos nobres,  bordo e pinto em materiais  inusitados, que fazem da peça uma verdadeira arte de vestir!

O mais importante em tudo isso é que você tenha identidade no seu estilo e use a peça que mais combine com você e que te faça feliz, independente de preços!

Tenham uma semana linda! Beijos e much love!