Jovem pernambucano retorna ao Brasil após transplante de intestino em Miami

Por Arlaine Castro

weverton fagner transplante miami

O jovem pernambucano Weverton Fagner Gomes, de 20 anos, finalmente retornará ao Brasil pouco mais de um ano após ter sido submetido a um transplante bem-sucedido de intestino no Jackson Memorial Hospital em Miami.

Já bem melhor de saúde, Weverton e seus pais embarcam em Miami com destino a Recife na próxima quarta-feira, dia 7, e chegam no dia 8 em sua cidade natal, Vitória de Santo Antão, próximo a Recife.

Muito feliz por ter a saúde em boas condições novamente, o jovem disse em conversa ao GAZETA nesta terça, 6, que o que lhe ajudou a superar o medo durante todo o tempo foi a fé em Deus. “A família sempre seguiu com muita fé. Foi desafiador, muita luta, mas também muita esperança que aqui tinha sido o lugar que Deus tinha escolhido e preparado para minha vitória, e a vitória de todos que torceram e oraram pela minha recuperação”, declarou.

O jovem espera poder fazer tudo o que um jovem normal pode, de agora pra frente, junto da família e amigos. "Poder levar uma vida normal, particar esportes, estudar, sair com amigos, é isso que quero fazer de agora pra frente", disse.

Assim como outras crianças brasileiras, Weverton ficou aos cuidados da equipe do médico brasileiro, Dr. Rodrigo Vianna, durante todo esse tempo na Flórida e sua recuperação pós-transplante foi excelente.

Weverton continuará o tratamento pelo Sistema Ùnico de Saúde no Instituto do Fígado de Pernambuco, do Hospital Universitário Osvaldo Cruz, em Recife, que já foi contatada pela equipe médica do hospital de Miami.

No início de maio, outro brasileiro também retornou para casa.O adolescente Antônio Gleiber Cassiano Júnior, 16 anos, mais conhecido como “Juninho”, que foi submetido a um transplante de intestino em Miami em 2015, voltou para o Brasil junto com sua mãe.

Relembre o caso

No dia 16 de julho de 2015, Weverton foi operado de apendicite, mas, dias depois, os médicos descobriram uma trombose no intestino do jovem. Segundo o jovem, ficou comprovado se seu problema foi um erro médico. Por causa disso, 90% do órgão precisou ser retirado.

Depois disso, a família começou a lutar para conseguir um transplante de intestino, única alternativa para salvar sua vida. Weverton e seus pais embarcaram no final de 2015 para Miami em um voo fretado pago pelo governo brasileiro, depois de uma espera de quatro meses para aprovação do Ministério da Saúde, que concordou em pagar os custos da cirurgia nos Estados Unidos, cujo valor era cerca de R$ 4 milhões de reais. Em paralelo, uma campanha feita na internet, entre amigos e familiares, conseguiu arrecadar R$500 mil.

Pedrinho e Matheus

Outras crianças passaram pelo transplante e estão em fase de recuperação, como o Matheusinho, de 7 anos, que passou pela cirurgia em setembro de 2016 e hoje já se alimenta sem ser somente por sonda, anda e brinca como outras crianças da sua idade.

Já o Pedrinho, 4 anos, passou pelo transplante em março de 2015, mas sofreu forte rejeição e o órgão precisou ser retirado em junho do mesmo ano. Ele continua sendo acompanhado pelos médicos e a família aguarda melhora em sua saúde para fazer novo transplante.