Juiz ordena pena de "humilhação pública" para agressores de mulheres

Por Gazeta News

fox-8
[caption id="attachment_140882" align="alignleft" width="300"] Um dos condenadores segura o cartaz como pena. Foto: Fox 8[/caption]

Um juiz na Carolina do Norte decidiu inovar e está dando aos homens que se declaram culpados em casos de acusação deviolência doméstica uma escolha: prisão ou humilhação pública.

Três homens foram ordenados a levar cartazes fora do tribunal do condado de Guilford, que diziam: "Este é o rosto de quem comete violência doméstica". Se eles optassem ser contra segurar o cartaz, o juiz distrital Mark Cummings afirmou aos acusados que iria obter a pena máxima permitida por lei.

Dois dos homens falaram com Fox 8, dizendo à emissora que, quando se declararam culpado no tribunal, só o fizeram para sair da cadeia e continuar com suas vidas.

"[O juiz] disse que eu poderia ficar 15 dias na cadeia ou estar aqui", disse Melvin Southerland. "Então eu escolhi vir aqui", complementou, dizendo ainda que escolheu carregar o cartaz e, assim, não faltaria as aulas de um curso que está fazendo. Contudo, ele enfatizou que a punição é humilhante.

"É puro inferno, é assim que é", disse ele. Junto com ele fora do tribunal estava Josh Hill, que optou por segurar o cartaz em vez de passar 150 dias na cadeia. Mas ele disse ao News & Observer que, avaliando a situação, ele preferiria a prisão por causa da experiência de "desvalorização" que estava sofrendo.

"Meus amigos agora pensam que eu bato em mulheres", disse Hill. "E eu não", continuou. Hill foi condenado a levar seu cartaz para o lado de fora do tribunal por sete dias, enquanto Southerland foi obrigado a passar três dias segurando o seu no mesmo lugar.

O juiz disse que a punição é uma maneira eficaz de conter a "epidemia" de violência doméstica.

Com informações do 7News.