A Igreja Renascer em Cristo acaba de sofrer mais um revés. A Justiça aceitou uma ação civil em que o Ministério Público do Estado de São Paulo acusa os líderes da igreja evangélica de utilizar o canal Rede Gospel para obter dinheiro dos fiéis e ordenou uma intervenção na entidade que é dona do canal de TV, a Fundação Evangélica Trindade. Os advogados da Renascer em Cristo podem recorrer.
Por meio de uma liminar (decisão imediata e provisória, até o julgamento do mérito), o juiz Marco Aurélio Costa, da 2ª Vara da Família de São Paulo, determinou a saída de Estevam Hernandes - atualmente preso nos EUA - da presidência da Fundação Trindade. Para seu lugar, indicou um interventor.
Além disso, o Ministério Público pediu o fechamento da Fundação Trindade. Essa questão ainda não foi julgada. Hernandes, à frente da entidade, é acusado de irregularidades na gestão (ausência de prestação de contas) e de representação irregular (a presidência da fundação não é renovada).
De acordo com a ação aceita pelo juiz, a fundação ligada à Igreja Renascer utiliza o canal de TV como "grande motor propulsor de arrecadação de dinheiro de fiéis". "Isso vai contra as disposições com as quais a fundação foi criada. Portanto, é ilegal", explica Airton Grazzioli, promotor de Justiça curador de fundações.
Na liminar, o juiz lembrou que Estevam Hernandes e sua mulher, Sonia, foram presos e condenados no mês passado ano nos EUA por terem tentado entrar no país com dólares não declarados. Neste momento, Estevam está numa prisão da Flórida. Sonia cumpre prisão domiciliar. Daqui a cinco meses, eles trocarão de lugar. A pena total para cada um é de dez meses.
O Ministério Público enviou um ofício ao Ministério das Comunicações com informações sobre o processo e a liminar. A pasta é responsável por dar - e cassar - concessões de rádio e TV.
CULTOS
A Rede Gospel, de acordo com informações de seu site, alcança 74% do território brasileiro. Grande parte da programação é ocupada pelos cultos celebrados pelo casal Hernandes. Sonia continua pregando aos fiéis brasileiros de sua casa na Flórida, por videoconferência.
Além de Estevam Hernandes, foi afastado Antônio Carlos Aires Abbud, vice-presidente da Fundação Trindade. Caso seja fechada, como pede o Ministério Público, o patrimônio da Trindade terá de ser doado a outra fundação, indicada pela Justiça.
O Estado procurou a Renascer em Cristo para comentar a liminar. Os advogados da igreja disseram que ainda não haviam recebido nenhuma notificação da Justiça.

