Justiça britânica manda Maluf devolver $22 mi de dólares a São Paulo

Por Gazeta News

maluf

Uma sentença final em relação ao processo do ex-prefeito de São Paulo e deputado federal, Paulo Maluf (PP-SP), foi anunciada pela Corte de Jersey, paraíso fiscal britânico, no último dia 16.

A conclusão foi de que o político desviou pelo menos $22 milhões de dólares dos cofres públicos da cidade. A Justiça determinou que o dinheiro, hoje na ilha, seja devolvido à Prefeitura de São Paulo.

De acordo com a sentença, Maluf foi "parte da fraude" cometida nas obras da avenida Água Espraiada, no final dos anos 90. Segundo a Corte, Flávio Maluf, filho do ex-prefeito, esteve envolvido na gestão dos recursos desviados.

A argumentação de advogados da Prefeitura de São Paulo foi aceita por juízes de Jersey. A Prefeitura e o Ministério Público de São Paulo afirmam que o dinheiro em Jersey, em nome das empresas Kildare Finance e Durant International, tem como origem desvios que teriam ocorrido durante a construção da avenida Água Espraiada (atual avenida jornalista Roberto Marinho), uma das principais obras da gestão Maluf. Os advogados das empresas offshore ainda podem recorrer da decisão.

Em nota oficial, a assessoria do deputado federal Paulo Maluf afirma que a sentença "mostra claramente" que ele não é réu e não tem conta na ilha de Jersey.

A assessoria de Maluf ainda questiona o embasamento legal da ação porque "qualquer obra realizada em território brasileiro, se feita de forma irregular, o que não é o caso dessa, terá de ser julgada pela Justiça brasileira". Por último, a nota afirma que a obra da avenida Água Espraiada não foi feita pela Prefeitura, "mas sim pela Emurb, sendo, portanto, a Prefeitura parte ilegítima na questão".

Com informações do “Jornal do Brasil” e “Terra”.