O Tribunal Federal de Recursos de São Paulo manteve a liminar que determina a transferência da menina Sofia Lacerda, de cinco meses, internada em Sorocaba, para Miami.
No dia 16, o advogado Miguel Navarro, contratado pela família da menina, que é portadora da síndrome de Berdon, doença rara que afeta o sistema digestivo, havia entrado com um pedido de liminar para que fosse expedido um mandado de prisão ao ministro da Saúde, Arthur Chioro. De acordo com Navarro, a ação é decorrente do não cumprimento da ordem judicial em levar a menina para os Estados Unidos, onde ela deve passar por um transplante multivisceral para sobreviver, avaliado em $1 milhão de dólares. A Justiça havia determinado que a transferência fosse feita até o dia 12 de junho. O Ministério da Saúde informou, no dia 17, que está providenciando a transferência.
Nessa semana, segundo a mãe da criança, Patricia Lacerda da Silva, Sofia tem sofrido com uma forte infeção urinária que a tem impedido de urinar nos últimos dias e tem causado inchaço em sua barriga, preocupando a família e os profissionais que a acompanham. “Estou muito preocupada com esse quadro dela, não sei o que fazer, ela nunca tinha ficado assim.(...) Precisamos levar ela urgentemente (para os EUA), nenhum hospital do Brasil faz o que ela precisa, os médicos fazem o que podem, mas o caso da Sofia é raríssimo”, escreveu a mãe na página do Facebook, “Ajude Sofia”. A campanha para doações continua e elas podem ser feitas pelo site Savesofia.org.