Justiça suspende parte da decisão de Trump sobre proibição a imigrantes e refugiados

Por Gazeta News

Donald Trump
[caption id="attachment_136149" align="alignleft" width="300"] Trump teve sua decisão cancelada pela Justiça. Foto: FlickR[/caption]

O pedido feito pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês), foi acatado pela juíza federal Ann Donnelly na noite deste sábado, 28, que decidiu suspender as deportações de refugiados e imigrantes que estão ou chegarão aos EUA e que tenham vistos válidos.

A magistrada entendeu que aplicar a polêmica ordem de Donald Trump com o envio dessas pessoas a seus países poderia causar um "dano irreparável". Sem informar se os afetados poderão permanecer no país, Donnelly também não se pronunciou sobre a constitucionalidade da decisão do presidente. A juíza marcou para o dia 21 de fevereiro audiencia sobre o assunto.

Na última sexta-feira, 27, Trump deu início a uma série de restrições de acesso aos EUA a cidadãos de 7 países de origem islámica sob a justificativa de combate ao terrorismo. A medida, com validade de 90 dias, atinge pessoas que tenham nascido no Iraque, Iêmen, Síria, Irã, Sudão, a Líbia e Somália. O plano suspende o programa norte-americano de refugiados por 120 dias.

Segundo a CNN e a agência Reuters, o Departamento de Segurança Nacional informou que vai obedecer ordens judiciais, mas que as resoluções do presidente continuam válidas. "Essas pessoas passaram por exames de segurança reforçada e estão sendo verificadas ??para a entrada nos Estados Unidos, de acordo com nossas leis de imigração e ordens judiciais", disse o comunicado.