Keselowski consagra-se campeão da Nascar Sprint Cup em Homestead

Por Gazeta News

Nascar - foto Fabiano Silva

Mesmo chegando em 15º lugar, Brad Keselowski (Penske/Dodge) faturou o título de campeão 2012 da NASCAR Sprint Cup, na última etapa, realizada em Homestead, no último domingo, 18.

Jimmie Johnson (Hendrick/Chevrolet) acabou abandonando na parte final por um problema na transmissão de seu carro e a disputa pelo campeonato se encerrou. Curiosamente, a briga pela vitória ficou entre os dois pilotos que, uma semana antes, protagonizaram cenas de violência e ameaças após a prova de Phoenix. Jeff Gordon (Hendrick/Chevrolet) e Clint Bowyer (Waltrip/Toyota) desta vez não chegaram a se estranhar e Gordon comemorou seu segundo triunfo no ano. Bowyer, com o segundo posto, garantiu o vice-campeonato, seu melhor resultado na carreira.

Esta foi a primeira conquista da Penske na principal categoria do automobilismo norte-americano. Já a Dodge, em sua temporada de despedida, fechou com chave de ouro sua participação.

Truck Series Após conquistar o Pole Award e se tornar o primeiro estrangeiro a conquistar um prêmio anual na pista em 65 anos de história da Nascar, Nelsinho Piquet recebeu a bandeira quadriculada em quarto lugar na prova de encerramento da Truck Series, também em Homestead.

Com o resultado, o brasileiro fechou a temporada 2012 na sétima posição, com 747 pontos em 22 etapas. O compatriota Miguel Paludo chegou em quinto na prova e fechou o top 10 na classificação geral.

“Nossa meta no início do ano era chegar a Miami na briga pelo campeonato, mas isso ficou difícil porque deixamos de terminar algumas corridas na parte inicial da temporada. A segunda metade do ano foi muito boa, com vitórias, poles consecutivas e sempre na briga pelos primeiros lugares. Então fico satisfeito pela maneira como acabou a temporada. Conquistei o Pole Award e espero ganhar ainda o prêmio de piloto mais popular da categoria”, afirmou Nelsinho.

O quarto lugar foi o nono top5 do brasileiro com o Chevrolet Silverado número 30, em 2012. Apenas o campeão e o vice terminaram mais vezes (dez) entre os cinco melhores. Porém, Nelsinho também teve um número alto de abandonos: deixou de completar cinco corridas.