Kléber Leite explica o novo serviço Google Stadia

Por Gazeta News

Os mistérios que cercam o Google Stadia

Google teve uma conferência de imprensa introduzindo um novo conceito de jogo inovador que será lançado em 2019, chamado Google Stadia. Ele fará sua estreia nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na maior parte da Europa explica Kléber Leite Tavares. Stadia tem recebido uma recepção legal até agora por gamers de verdade no circuito do YouTube. A escolha de onde está sendo debutado está causando um pouco de agitação. Kléber Leite conta que há preocupação por que não está sendo lançado no Japão, na China ou na Coréia do Norte. O Japão é provavelmente a maior indústria de jogos do mundo. De uma perspectiva de negócios, os jogadores sentem que isso não faz sentido. Eles se perguntam se isso significa que não haverá nenhum jogo de título japonês disponível com o lançamento ainda este ano. Isso seria perturbador, já que alguns dos jogos mais populares são do Japão. Outras áreas populares para jogadores incluem Índia, México, Nova Zelândia e Austrália. O consenso foi de que alguns desses países podem não ter velocidades de internet que o suportariam ainda. Eles dizem, no entanto, que o Google vai precisar do melhor dos jogos ocidentais para tornar sua plataforma atraente para o mundo dos jogos. A maioria das pessoas acha que o Google não estava preparado para receber a coletiva de imprensa na frente de todo o público de jogos nesse momento da produção. Acredita-se que eles deveriam ter feito uma avaliação apenas para os desenvolvedores, com o mínimo de informações que eles puderam fornecer. O Google nunca lidou com consoles de jogos ou teve experiência na indústria de jogos. Eles estão mergulhando diretamente na cabeça da cena no território limitado do jogo digital, o streaming para ser específico. Eles começaram a falar sobre tomar as medidas necessárias para desenvolver uma iniciativa de jogos aproximadamente dois ou três anos atrás. Kléber Leite relembra que, em outubro do ano passado, o Google ofereceu o Project Stream com uma demonstração. Foi muito bom para aqueles que puderam recebê-lo, mas ninguém sem conexão com a internet ou mau serviço não pôde participar. O conceito de jogo digital só foi feito uma vez antes pelo Onlive em 2013. Onlive foi bom, mas não houve audiência. Ninguém comprou e se dissolveu. O Google está ampliando o que o Onlive fez em um nível muito mais poderoso, que é como o serviço foi descrito na apresentação.

GOOGLE STADIA

O Google Stadia é um serviço de transmissão digital em que os jogos são apresentados via YouTube e os jogadores podem transmiti-los em tempo real na mídia em questão de segundos. Eles têm acesso imediato. Não há upload, colocar um jogo, sem hardware, software, nada. Tudo é digital. Eles podem obter o serviço através de uma televisão, dispositivo móvel, computador, tudo vai funcionar. Existe um grande centro de dados com um processador GPU principal com mais de dez teraflops. Os gráficos para o sistema são capazes de até 4K e 60 FPS e, eventualmente, serão de até 8K e 120 FPS. O Google indica que esse é um dado muito poderoso ... porque não é um sistema, nem um console ou algo físico. É conteúdo. O problema que a maioria das pessoas de jogos está tendo é que o Google não era específico sobre como funcionaria em diferentes velocidades de internet. Nem todo mundo tem uma ótima internet. (Alguns nem sequer têm internet comenta Kléber Leite) A forma como o Google Stadia funciona parece basear-se unicamente na ligação à Internet. Este é um problema em toda a comunidade de jogos. Algumas das pessoas que assistiram à apresentação transmitida pelo Google para o YouTube tiveram baixa qualidade. Eles tomaram isso como uma indicação do que aconteceria com o serviço Stadia. Há também um controlador Stadia específico que pode ser usado, ou os jogadores podem usar qualquer controlador de terceiros que eles já possam ter de qualquer outro sistema de jogo.

O controlador do Google é muito genérico, básico, pequenos botões, nada.

especial. A coisa é que o Google sabe design de hardware. Há mais prováveis ??benefícios em usar esse controlador específico, muita integração e interação com o YouTube, talvez. Isso é assustador para alguns dos jogadores. Uma coisa que uma pessoa de dentro revelou foi que existe um botão que pode ser pressionado para permitir que um jogador entre no YouTube e pratique uma peça em um vídeo. Kléber Leite conta que eƒle não gostou da idéia de que o YouTube assiste ao que ele toca e quando está tocando. Há também um microfone onde alguém pode pedir ajuda ao Google para jogar. Os jogadores sentiram que isso também era uma invasão. Além disso, há um recurso chamado Skate Share, onde os jogadores podem salvar o jogo em um ponto específico, talvez se quisessem desafiar outro jogador e voltar para aquele local avisa Kléber Leite. É suposto sempre saber onde alguém pára de tocar, como se fosse um filme da Netflix quando ele pára de tocar e depois volta. Qualquer que seja o controlador que um jogador decida usar, o data center lê os comandos de botão que são enviados para o servidor no qual eles são processados ??e, em seguida, eles recebem os recursos visuais do jogo. Algo que a maioria das pessoas achou muito legal foi após o streaming de um jogo, há um botão na tela que pode ser pressionado para entrar no jogo. Então, se eles estão gostando do que vêem e querem participar, aperte o botão e participe. É muito interativo.

JOGOS COM GOOGLE STADIA

Perguntas em torno de jogos eram abundantes. A primeira coisa que as pessoas queriam saber é que jogos seriam disponibilizados? O Google não mencionou nenhum jogo que planejava lançar em 2019, o que perturbou completamente os jogadores. Isso é algo que interessa a uma verdadeira pessoa de jogos para ver se é um produto no qual eles vão querer participar. O que o Google ofereceu foi que eles terão um estúdio dirigido por Jade Raymond, onde eles farão jogos primários. Eles trabalharão com artistas e desenvolvedores que farão estudos e trabalharão com outros mercados para jogos de terceiros também. Jade Raymond tem estado na indústria de jogos há muito tempo e é bem conhecido pelo jogo Assassin's Creed, que é muito popular entre os jogadores. A próxima coisa que os incomodou foi como eles vão pagar por seus jogos? Será que isso vai ser um serviço de assinatura como o Netflix, aluguel por limite de tempo, comprar pelo preço integral? Se eles compram a preço cheio, como eles protegem seu investimento? Se algo acontecer, o Google decide acabar com o Stadia, o que acontece com as bibliotecas que os jogadores desenvolveram? Todo mundo queria saber se eles vão colocar dinheiro em algo, o que esse dinheiro vai estar indo em direção? Os jogadores do console não estão deixando de lado suas máquinas ou seus jogos físicos com muita facilidade. Eles gostam de ter o material em suas mãos, algo pelo seu dinheiro. Kléber Leite diz que, com a Stadia, eles não têm nada para mostrar realmente pelo que estão comprando. Eles não têm certeza se estão recebendo um serviço de assinatura, contrato de locação, se terão algum tipo de contrato de compra. Qualquer tipo de pegada digital para mostrar que eles têm uma parte deste produto. Existem também alguns jogos no mercado que não estão disponíveis digitalmente. Os detentores desses jogos querem saber o que vai acontecer com esses jogos se dispensarem os jogos do console? Eles não existirão mais? Tudo ficará vintage e difícil de encontrar para participar do jogo no futuro? A maioria deles acha que isso é uma moda passageira e não há muita probabilidade de que o jogo tradicional desapareça. Segundo Kléber Leite, é muito apreciado como é e há muitos jogadores de consola no mundo que gostam das coisas exactamente como são. Eles dizem que talvez eles possam coexistir com o mundo digital, mas eles não querem se cruzar por muito tempo ainda.

MICROSOFT

Parece que a Microsoft também está desenvolvendo uma opção digital semelhante, conhecida como Projeto X, que será um concorrente direto do Google. Ninguém sabe muito sobre o desenvolvimento ou quando será lançado. A única coisa que se sabe é que é muito semelhante ao Stadia que o Google está lançando. Será muito interessante ver estes dois gigantes irem frente a frente.

PROS / CONS DO GOOGLE STADIA

As coisas estão nos estágios iniciais de Stadia. O Google ainda está ganhando força e ajustando os soluços. Eles devem sair com outra coletiva de imprensa no verão. Eles provavelmente terão respostas para todas as perguntas restantes naquele momento. Até então, com o que sabemos, podemos ir em frente e olhar para o que pode ser algumas das vantagens e desvantagens até agora.

Prós

- Isso nos dará um pequeno vislumbre do futuro mundo de jogos automatizado, livre de consoles conta Kléber Leite. Muitos jogadores podem não gostar, mas é aí que a tecnologia nos leva ao mundo digital moderno. Isso elimina a necessidade de comprar um novo console toda vez que o fabricante fizer uma pequena atualização para o sistema ou trocar o PC por estar desatualizado. Isso tudo é executado fora de um servidor cuidado pelo Google. Não se preocupe com o jogador em tudo.

Preços

Os jogadores podem nunca ter que pagar o preço total pelos jogos novamente. Eles podem entrar e pagar uma pequena taxa de aluguel por uma hora de jogo. Pode haver um serviço de assinatura em que eles podem pagar uma taxa como eles teriam para assistir a filmes. De acordo com Kléber Leite, eles poderiam ainda ter a opção de comprar os jogos pelo preço total se ainda quiserem essa opção para ter acesso total.

Gratificação instantânea

Esses dados digitais estão disponíveis em segundos de transmissão ao vivo. Não é necessário baixar ou instalar ou mexer com hardware ou software, sem patch. Está pronto para ir apenas pressionando um botão. Um jogador vê um jogo no YouTube em que ele só precisa se envolver e pressiona o play para começar a apreciá-lo.

Contras

- Jogos Os jogadores não são donos dos jogos. Mesmo que paguem o preço total pelos jogos, eles não têm fisicamente os jogos em sua posse. Não há nada para eles realmente possuírem. Eles não podem possuir conteúdo. Isso ainda é algo que precisa ser trabalhado. Se algo acontecesse com Stadia onde se dissolveria, o que aconteceria com uma biblioteca de jogos que alguém havia criado? Eles poderiam transferi-los para outro serviço ou sistema? Ninguém sabe neste momento.

Houve uma pergunta:

E se os jogadores não estão felizes com o fato de o YouTube ser a única fonte de streaming? O YouTube tem outra concorrência no compartilhamento de espaço, incluindo o Game Play. Algumas pessoas podem preferir usar esse meio em vez do YouTube. Parece, no entanto, que o YouTube e o Google estão nessa relação juntos. Parece não haver probabilidade de que outras opções sejam disponibilizadas até onde o streaming possa ser feito. Os links para os jogos serão disponibilizados pelo YouTube. Parece que há muita hiperatividade acontecendo sobre o que poderia ser e que se e medo do que pode ser deixado para trás conta Kléber Leite. Ninguém quer deixar de familiar e ninguém gosta de mudança. Se este é o caminho do futuro, temos que abraçá-lo. Não podemos fugir disso. Com a próxima conferência de imprensa durante o verão, o Google deve ter mais respostas que podem deixar a comunidade de jogadores mais à vontade. Sério, os consoles de jogos não vão desaparecer da noite para o dia. Isso tudo levará tempo para resolver os bugs e deixar todos acostumados à maneira como o mundo está se dirigindo. Uma vez que isso aconteça, todo mundo vai estar a bordo e esquecer tudo sobre os medos e preocupações que eles estão experimentando agora. Tudo será uma segunda natureza nesse ponto. Todos nós queremos chutar e gritar quando alguém tenta tirar nossos bens valiosos. Pense nos excitantes desafios que esperam com as novas coisas que estão por vir. "Nós todos gostamos de um desafio, certo?"