O Ice Bucket Challenge, ou Desafio do Balde de Gelo, virou febre nas redes sociais e tem possibilitado a arrecadação de milhões de dólares para associações de ajuda a vítimas da Esclerose Lateral Amiotrófica.
Seguindo o mesmo caminho de celebridades americanas, artistas brasileiros se engajaram em uma campanha no Instagram em prol da ex-atleta Laís Souza. A ideia partiu do ex-atleta e empresário Bruno Chateaubriand. Sua proposta é que as pessoas gravem um vídeo dando uma estrela, em homenagem à “estrela” Laís Souza. Os posts com o vídeo são uma forma de divulgar a causa da ginasta e pedir doações para o seu tratamento. Entre os desafiados estão Paulo Vilhena, Sabrina Sato, Diego Hypolito e Suzane Pires.
Laís ficou paraplégica após se acidentar enquanto treinava, nos Estados Unidos, para os Jogos Olímpicos de Inverno, na Rússia. Desde então, ela está em reabilitação em Miami. Laís foi escolhida para ser umas das primeiras pacientes com paralisia a receber tratamentos com células-tronco e células de Schwann através do Miami Project, associação ligada ao hospital Jackson Memorial e parte da Universidade de Miami, que busca a cura da paralisia. A injeção dessas células na medula poderia ajudar no processo de recuperação de algum tipo de movimento.
“Não penso em treinar, mas quero por meu pé no chão”
Lais Souza tem comemorado pequenas sensações durante seu tratamento. "Eu sinto meu corpo inteiro, mas de uma forma diferente. Em alguns pontos da mão eu tenho uma sensibilidade fina. No meu pé agora apareceu uma sensibilidade que eu não esperava e estou achando o máximo", contou Lais ao “Esporte Espetacular”.
A ex-atleta não esconde a vontade e a esperança de um dia poder andar novamente. "Eu não penso em treinar, mas quero por meu pé no chão, andar, acho que todo cadeirante tem essa vontade: deitar na cama e colocar meu chinelo do lado, para a qualquer hora levantar e andar", completou.