Lançamento de documentário “Brazil com S” passa pela Flórida

Por Gazeta News

wallpapers-bandeira-do-brasil

“Brasil em Mente” lança o primeiro documentário sobre a língua portuguesa falada no exterior.

Seguindo seu objetivo de promover e incentivar a língua portuguesa, a organização “Brasil em Mente” (BEM) acaba de lançar o documentário “BraZil com S – a língua portuguesa no exterior”. Concebido e produzido por Felicia Jennings-Winterle e Patrícia Almeida, filmado e dirigido pela equipe da agência B2 Conteúdo dos ex-apresentadores do programa Planeta Brasil, Luciana De Michelli e César Augusto, o documentário destaca a importância e a necessidade de se manter o Português como língua de herança.

A primeira exibição do documentário na Flórida acontece no dia 1º de dezembro, na Fundação Vamos Falar Português, em Miami, e acontecerá novamente em Boca Raton, na Igreja Batista Boca Glades (10101 Judge Winikoff Road, Boca Raton, FL 33428), às 11 am.

O filme, que tem 32 minutos de duração, mostra entrevistas de personalidades, pais, avós e professores brasileiros radicados nos Estados Unidos falando sobre a importância que eles veem em preservar o aprendizado do idioma com os filhos, a maioria nascidos no país. O projeto levou um ano para ser concluído e contou com o apoio financeiro do consulado do Brasil em Nova York dentro do Programa de Difusão da Língua e Cultura. “Queremos que o documentário chegue ao maior número possível de pessoas, não somente para aqueles que não falam português com os filhos, mas também para os que falam, pois cada entrevistado dá uma abordagem diferente ao assunto e com isso fornece um apoio moral para eles da importância de ensinar português para os filhos”, disse a produtora Felícia, em entrevista por telefone ao Comunidade News. Segundo Felícia, a Brasil em Mente percebeu que existe uma variedade de níveis de interesse dos pais em ensinar o idioma aos filhos. Para ela, existe desde os que não falam absolutamente nada com os filhos, passando pelos que ensinam dentro de casa, mas na frente de outras pessoas acaba falando somente inglês, até os que se dedicam ao ensino, colocando os filhos em aulas de português. “Estas pessoas precisam de apoio moral, pois é um desafio”, diz ela. A BEM está programando uma série de exibições do documentário em locais onde possa haver uma discussão sobre o tema. Depois que essa fase for finalizada, o filme deverá ser disponibilizado na internet. Além dos Estados Unidos, países como Canadá, Portugal, Espanha, França, Escócia, México, China, Japão e Austrália deverão receber o filme.

Informações:

Lançamento do documentário BraZil com S – a língua portuguesa no exterior (New York, 2012, 32 min, Livre) em Miami e Boca Raton:

1/12, às 10 da manhã, na Fundação Vamos Falar Português, (7122 NW 74 Ave, Miami – FL – 33166).

8/12, às 11 da manhã, na Igreja Batista Boca Glades (10101 Judge Winikoff Road, Boca Raton, FL 33428).

RSVP: cristiane@vamosfalarportuguês.org