Latinos são maioria em 28 grandes cidades americanas, incluindo a Flórida

Por Gazeta Admininstrator

O Census Bureau divulgou no dia 31 os últimos dados demográficos sobre a população latina, que cresceu quatro vezes mais que a do conjunto do país na última década.

Os latinos representam mais de metade da população de 28 cidades americanas com mais de 100 mil habitantes, todas localizadas nos estados da Califórnia, Texas, Flórida, e New Jersey.
Embora o número de hispânicos tenha aumentado em todo o país desde 2000, o contingente segue concentrado em três estados: Califórnia (27,8%), Texas (18,7%) e Flórida (8,4%).

No leste de Los Angeles (Califórnia), 97% da população é latina, uma percentagem só superada em Porto Rico, onde 99% dos cidadãos são hispânicos.

Os latinos já representam 70% ou mais da população em 13 cidades dos Estados Unidos, a maioria delas localizadas na Califórnia e no Texas. Há ainda Miami, com 70% de hispânicos.

Os brasileiros em números
Mesmo com a revelação desses números, os brasileiros continuam não contabilizados pelo Census. O Census Bureau utiliza os termos “latino” e “hispânico” indistintamente para referir-se aos cidadãos residentes nos EUA que, ao responder as perguntas do Censo, se definiram como “de origem latina, hispânica ou espanhola”.

Já os brasileiros nem sempre se identificam com esta resposta, e nem todos escreveram sua nacionalidade na opção disponível.

Alexandra Barker, supervisora do escritório regional do Census Bureau em Boston, disse que os brasileiros poderão ser contabilizados através da análise dessas tabulações especiais que, no entanto, deve ser encomendada e paga, uma vez que é financiada pelo Congresso.

“Existe um custo para isso, mas interessados como a Rede Globo e os Consulados se mostraram dispostos a pagar”, afirma Barker. “No entanto isso ainda não foi disponibilizado, pois primeiro todos os dados encomendados pelo Congresso devem ser contabilizados para então as análises especiais serem liberadas”.

Até agora, a única forma de saber quantos brasileiros vivem nos Estados Unidos é através dos números do Community Survey, que é feito anualmente e foi publicado pelo Gazeta News recentemente. No Census, os dados demográficos sobre a população latina se baseiam na origem com a qual uma pessoa se identifica, e não com seu lugar de nascimento.

Grupos Latinos

O censo indica que os mexicanos, o grupo latino com maior presença nos EUA, vivem sobretudo na Califórnia (11.423.146), Texas (7.951.193), Arizona (1.657.668), Illinois (1.602.403) e Colorado (757.181).

O segundo maior contingente é o de porto-riquenhos, localizados majoritariamente em Nova York (1.070.558), Flórida (847.550), New Jersey (434.092), Pensilvânia (366.082), e Massachusetts (266.125).

Os cubanos, a terceira maior comunidade latina dos EUA, continuam concentrados na Flórida (1.213.438), embora estejam presentes também em estados como Califórnia, New Jersey, Nova York e Texas.

As outras três comunidades de origem hispânica que ultrapassam 1 milhão de pessoas nos EUA são a salvadorenha (1,6 milhão), a dominicana (1,4 milhão) e a guatemalteca (1 milhão).

O número de latinos dos EUA cresceu 43% na última década, quatro vezes mais que o conjunto da população do país, que aumentou 9,7%.

Entre 2000 e 2010, a população total dos EUA cresceu em 27,3 milhões de pessoas, sendo 15,2 milhões relativos ao contingente hispânico.