Lei da imigração pode ser aprovada até maio no Senado.

Por Gazeta Admininstrator

O presidente do Comitê Judiciário do Senado disse acreditar que o Senado conseguirá superar as diferenças em torno da nova lei de imigração e aprová-la este ano.

Segundo ele, a reforma é extremamente importante para ser deixada de lado. “Creio que o projeto tem ingredientes chave para uma lei bem sucedida”, disse o senador republicano Arlen Specter, que prometeu ter o projeto pronto para ser debatido o mais breve possível.

Specter destacou que o projeto de lei do Senado tem como propósito proteger a fronteira, regular o ingresso no país dos chamados “trabalhadores convidados”e determinar o futuro legal de 11 milhões de indocumentados atualmente vivendo nos EUA. “Creio que deve existir uma acordo entre democratas e republicano sobre uma lista de emendas”, disse o senador.

Otimismo
Specter mostrou-se otimista sobre a possibilidade de uma acordo entre republicasno e democratas, que deverá ser harmonizado com o projeto de lei que já aprovou a Câmara dos Representantes, muito mais duro e que prevê, entre outras coisas, a construção de um muro na fronteira com o México.

Ele reconheceu que o processo de harmonização com a Câmara Baixa será “duro”, mas lembrou, no entanto, que Câmara e Senado foram, anteriormente, capazes de chegar a um acordo sobre a Lei Patriota, em torno da qual havia grandes discrepâncias. O líder da minoria no Senado, o republicano Bill Frist, pretende que seja aprovada a reforma da lei da imigração até o final de maio. Ele quer ainda designar algo em torno de $2 milhões adicionais para ampliar o esquema de segurança na fronteira.

Alguns conservadores disseram que o projeto de lei da Câmara é inaceitável, pois algumas de suas cláusulas permitem outorgar a cidadania a alguns indocumentados, e que isso seria algo como conceder a eles uma anistia.