Lei que proíbe transgênero de usar banheiro será revogada nos EUA

Por Gazeta News

banheiro-trangenico-estados-unidos
[caption id="attachment_140887" align="alignleft" width="300"] Foto: Brian Blanco/Associated Press[/caption]

Acordo firmado entre parlamentares do Partido Republicano e o governador democrata da Carolina do Norte, Roy Cooler, na noite da última quarta-feira, 29, vai permitir a revogação de uma controversa lei que proibia transexuais de usarem banheiros compatíveis com sua identidade de gênero.

A lei - que para ser revogada terá de passar pelos plenários da Câmara de Representantes (deputados estaduais) e do Senado Estadual - é chamada de House Bill (HB2) e proíbe o uso de banheiros, em repartições públicas e escolas estaduais e municipais, por pessoas transgêneros conforme a sua orientação.

Defensores de minorias vinham pressionando o governo estadual para retirar a lei. Para se ter uma ideia, até ligas esportivas ameaçavam boicotar o estado, caso a decisão de revogar a lei não fosse tomada. A Associação Atlética Universitária Nacional (National Collegiate Athletic Association - NCAA), por exemplo, ameaçou retirar o campeonato de basquete da Carolina do Norte.

Na prática, isso significaria um prejuízo de quase 4 bilhões de dólares para o estado. Assinada em março de 2016 pelo então governador republicano Pat McCrory, a HB2 foi alvo de disputas judiciais entre o governo estadual e administração federal, na gestão de Barack Obama.

Com informações do The New York Times.