Leilão milionário - Linha Direta

Por Cleida Cruz

rengruppe_3-620x413

Foi leiloado na Califórnia o Porsche usado pelo bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi. O modelito foi vendido por $875 mil dólares, em Monterey. O modelo 911 RSR foi conduzido pelo piloto em 1974, na primeira temporada do International Race of Champions, uma corrida internacional disputada por pilotos de diversas categorias.

Mais empregos Os empregadores do setor privado dos Estados Unidos criaram 201 mil empregos no mês de agosto, um número bem acima do esperado, e os novos pedidos de auxílio-desemprego caíram, na semana passada, para o menor nível em um mês. São sinais positivos para um mercado de trabalho que enfrenta problemas. Também o ritmo do crescimento no setor de serviços acelerou no último mês devido a um aumento dos empregos e exportações.

Cenário Os dados são os mais recentes que mostram uma economia norte-americana ganhando impulso, mas também sugerem que o crescimento está muito fraco para fazer uma grande diferença na ainda alta taxa de desemprego. Isso ainda mantém a possibilidade de o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, lançar uma nova rodada de compras de títulos nessa semana para dar impulso à economia.

Americanos pobres Cada vez mais americanos se identificam como pobres. Há também um crescente número de brancos e jovens que se sentem pertencentes a este segmento. Os dados foram revelados por um estudo demográfico realizado pelo Instituto Pew. Ou seja, um terço dos americanos se consideram membros da classe média baixa ou da classe baixa, contra um quarto há quatro anos, segundo a pesquisa realizada com 2.508 adultos. Comida A produção mundial de cereais não será suficiente para cobrir a utilização prevista em 2012/13, e haverá maior uso dos estoques. É o que mostra relatório da FAO, a agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. A produção mundial de cereais é estimada em 2,295 milhões de toneladas, ou 52 milhões de toneladas a menos do que o recorde de 2011.

Comida II Isso reflete em parte a degradação da produção de milho nos EUA, por causa da estiagem generalizada no país. O uso mundial de cereais em 2012/13 é estimado em 2,317 milhões de toneladas, em leve baixa em relação à campanha precedente, de 2%. “Essas cifras são tranquilizadoras. Devemos continuar vigilantes, mas não se justifica falar de crise alimentar mundial”, afirmou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.

Guerra de preços O jogo de alterar preços a cada momento na internet feito por empresas aéreas e hotéis está agora se propagando para nichos mais mundanos da economia de consumo. Os varejistas estão aderindo a moda e andam mudando os preços de produtos que vão desde papel higiênico a bicicletas, de hora em hora ou às vezes de minuto em minuto. Os ajustes mais frequentes de preço estão ocorrendo nas lojas on-line que vendem produtos no mercado eletrônico da Amazon, a qual encoraja a competição feroz entre varejistas lutando pelo primeiro lugar nos resultados das buscas na internet.

Guerra de preços II O objetivo é ter sempre o menor preço — mesmo se a diferença for só de um centavo — para que seus produtos apareçam no topo dos resultados das buscas on-line de consumidores que estão pesquisando preços. As mudanças mais frequentes acontecem nos segmentos de eletrônicos de consumo, vestuário, calçados, joalheria e produtos do dia-a-dia, como detergente e lâminas de barbear.

Fim da moda inox Grandes fabricantes estão apostando em possíveis sucessores do acabamento brilhante e luxuoso de eletrodomésticos. Embora o inox, estilo lançado há 25 anos, ainda seja o visual predominante, há sinais claros de que já durou demais, embora não haja um sucessor à vista. A indústria de eletrodomésticos já tentou promover outros visuais, como cobre antigo, bronze, variações de cinza, “aço escovado”, ou mesmo alumínio e outros que lembram o inox — mas nenhum conseguiu derrubar o aço inoxidável.

O novo inox A Whirlpool Corp., a maior fabricante mundial de eletrodomésticos, dona da Brastemp, recentemente lançou nos Estados Unidos sua linha “Ice Collection”, incluindo branco lustroso. “Branco é o novo inox”, diz num comunicado à imprensa. “Preto é o novo inox”, afirma sua concorrente, a Wolf Appliance, no material de divulgação de fornos de vidro preto lançados este ano. A General Electric por sua vez lançou refrigeradores, fornos, microondas e lava-pratos num cinza opaco chamado “ardósia”. Outra fabricante, a Miele, informa que vai lançar novos acabamentos lustrosos nos EUA no futuro próximo, sem dar detalhes.