Lições para as crianças em tempo de festas

Por Claudia Fehribach

presente

Não há nada como a maravilha eo prazer que nossas crianças experimentam quando abrem um presente de Natal. No entanto, para famílias com um orçamento consciente, este prazer pode ser afetado pela necessidade de reduzir as despesas nesta época do ano. A boa notícia é que é possível passar esta temporada de festas sem ficar em dívida. Você pode até mesmo ensinar seus filhos sobre o dinheiro ao longo do caminho.

Lição 1. Crianças seguem um bom exemplo

Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer por seus filhos é dar um exemplo positivo. Os maiores especialistas em finanças recomendam o seguinte: cabe a você, como um pai ou mãe, incutir a importância desta época do ano em sua própria família. Se eles veem você correndo ao redor loucamente, tentando comprar presentes para todos, perdendo a alegria da temporada, eles vão notar e vão sentir o seu estresse. Por outro lado, se você desacelerar e se certificar de passar o tempo apreciando as coisas que você gostaria de enfatizar, isso vai enviar uma mensagem forte para seus filhos sobre o que é realmente importante.

Lição 2. Definir expectativas realistas

Antes de falar com seus filhos sobre as despesas desta estação, é uma boa ideia se sentar com o seu/sua esposo(a) em primeiro lugar. Certifique-se de que vocês estão na mesma página sobre o quanto você está planejando gastar durante os feriados. Defina um orçamento e fique com ele, de verdade!

Uma vez que isto seja feito, sente e converse com seus filhos sobre as despesas das festas. Peça aos seus filhos que criem uma lista de desejos. Depois revise a lista com eles. Ao ajudá-los a entender o que é um pedido razoável e o que não é, você estará gerenciando as expectativas deles de uma maneira simples e eficaz. Isso também permite que você entenda quais presentes são realmente importantes para seus filhos, para que você possa dar a eles os que realmente lhes trará mais alegria.

Lição 3. Converse com seus filhos sobre “Marketing”

Se seus filhos estão assistindo TV e vendo os comerciais de brinquedos, ajude-os a entender os truques que os anunciantes usam para fazer produtos parecerem mais legais na TV do que eles realmente são na vida real. Eles serão menos propensos a cair no conto da publicidade e se tornarem consumidores mais inteligentes no futuro.

Lição 4. Ensine a generosidade

As férias são também um grande momento para ajudar as crianças a apreciar o que já têm. O especialistaem Finanças, Dave Ramsey, recomenda que você peça a seus filhos para ajudá-lo a limpar os armários de seus brinquedos antigos e roupas e deixá-los decidir o que deve ser dado à caridade. Diga a seus filhos que, para cada brinquedo que deseja receber, eles precisam dar um para uma criança sem posses. Dessa forma, eles aprenderão a não se agarrar a suas coisas com muita força, e eles vão aprender a compartilhar.

Além disso, muitos pais incentivam seus filhos a usar parte de seu orçamento das festas para comprar um presente novo especificamente para doação. Deixe seus filhos irem com você quando você faz a doação, para que eles possam ver onde seus brinquedos estão indo. Ou, se você planeja fazer doações de caridade no final do ano, ensine seus filhos sobre as causas que você apoia e deixe seus filhos ajudá-lo a decidir o quanto dar.

Seus filhos experimentam a alegria de dar e aprendem a entender que suas escolhas não importam apenas para si, mas para os outros.

Acredite, seguindo estas pequenas dicas, as festas de fim de ano podem adquirir um novo sabor.

Uma ótima semana a todos!