Lights Out: entrevista com David F. Sandberg & Lotta Losten, novos cineastas de Hollywood

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Lotta Losten. Credito: Warner Bros.

Lawrence nos trouxe para Hollywood por algumas semanas para encontrar com James, e James conseguiu envolver a New Line Cinema. E tudo se resolveu tranquilamente e sem problemas. Algumas pessoas dizem: "Não se acostume com isso," [risos] porque não é geralmente a forma como acontece.

Lotta – Toda semana eles diziam que teríamos mais informação na próxima semana, e nós apenas ficamos esperando e esperando. Eu trabalhava. Eu avisei meu chefe que poderia estar indo para Hollywood há qualquer momento, mas eu não sabia. Eles fizeram parte de toda esta história. Mas quando Hollywood chamou e disse: "Vai acontecer, vem na sexta-feira," eu tive que sair do meu emprego. Eles não podiam me dar tanto tempo fora, mas eles disseram: "Se você voltar em alguns meses, você tem o seu emprego de volto. Nós faremos isso por você." Ai, percebemos que não voltariamos em poucos meses.

David - Aconteceu tão rápido. Apenas trancamos a porta de casa e entramos no avião. Para a primeira semana, o estúdio pagou o hotel aqui, e depois tivemos de encontrar lugares na Airbnb onde poderíamos ficar.

Lotta - Não conseguimos alugar nada, porque não tínahmos uma pontuação de crédito aqui, e nós não sabiamos quando voltariamos para casa, por isso foi mês a mês. Em janeiro desde ano, finalmente conseguimos alugar um verdadeiro apartamento.

David – Nós entramos nessa aventura só para ver o que iria acontecer. Quando chegamos aqui, nós fomos convidados para uma festa do filme Furious 7 onde estavam comemorando o sucesso de James. Nós tínhamos acabado de chegar aqui, portanto, não tínhamos nenhum dinheiro. Tivemos que pedir emprestado para nossos pais. Ai, fomos convidados para ir a esta mansão em Beverly Hills com essas celebridades e nós sentimos como uns impostores suecos, sem dinheiro, quebrados e que tinha acabado de entrar em uma em Hollywood. E ai ficamos de pé em um canto falando sueco, tentando parecer que sabíamos o que estávamos fazendo, mas só diziamos um para o outro: "Isto é tão estranho."

Como foi primeiro dia no set de filmagens?

David – Muito intimidante. Eu nunca tinha estado em um set de filmagens antes, e agora lá estava eu, pela primeira vez, e era o diretor. Havia tanta coisa que eu não sabia. Nós fomos levados para o outro lado do mundo, e lá eu estava prestes a coordernar minha equipe de filmagens. Nós realmente vamos fazer um filme, e eu ainda não estou acreditando. Tive que perguntar para o primeiro assistente de direção: "Quando posso realmente dizer 'ação'?", porque eu não sabia [risos]. Esta foi uma escola de cinema para mim, apenas aprender como tudo funciona, e eu aprendi muito.

Considerando o fato de que tudo isso aconteceu por causa de um curta-metragem que foi publicado online, como a moderna tecnologia pode abrir portas para a criatividade e para os cineastas aspirantes?

David - É a melhor época para ser um cineasta, porque você tem todas essas modernas ferramentas disponíveis. Você pode gravar áudio com fáceis dispositivos, e até mesmo um filme no celular. Realmente, não há ninguém te impedindo a criar. Você pode colocá-los online onde todos possam assist-los. Existe também essas comunidades de pessoas que compartilham os seus conhecimentos em como usar os softwares ou como você pode construir sua própria dolly. Existe escola de cinema e exibições de filmes online.

É estranho, porque você nunca sabe o que vai entrar em ressonância com as pessoas, então eu acho que a única coisa que você pode fazer é seguir a sua paixão, e fazer o que quiser, não o que você pensa que os outros vão gostar. Não tínhamos ideia de que o nosso curta de dois minutos e meio levaria a tudo isso. Isso foi apenas um curto entre muitos que íamos fazer.