Língua portuguesa ganha o mundo

Por Gazeta News

ENCONTRO

Numa iniciativa das professoras Arlete Falkowski (Movimento Educacionista USA) e Rosely Saad (Portuguese Language Institute) foi realizada, no último dia 20, em Nova York, a Conferência de Língua Portuguesa. Com o apoio do Banco do Brasil e da BB Money Transfers, o evento teve a participação de cerca de 200 importantes lideranças ligadas ao ensino e promoção do idioma e pessoas interessadas no assunto. Entre os participantes, destaque para o senador Cristovam Buarque, um dos maiores defensores da Educação geral no Brasil e fundador do Movimento Educacionista. A conferência também contou com uma apresentação da Dra. Clémence Joüet-Pastré, professora da Universidade de Harvard, que falou sobre os “Pontos de interseção: português como língua materna, estrangeira e de herança".

A palestra da organizadora do evento, professora Arlete Falkowski, foi sobre o “Movimento Educacionista nos Estados Unidos”. O encerramento do eventou ficou por conta do senador Cristovam Buarque, que foi muito aplaudido ao falar sobre a importância da luta para ensinar a língua portuguesa no exterior para as futuras gerações de imigrantes brasileiros. Ele destacou o fato do Brasil ser, hoje, a sexta maior economia do mundo e isso deu à Língua Portuguesa uma importância ainda maior. Segundo o senador, “num passado não muito distante, nos Estados Unidos, os americanos confundiam o português com outras línguas, geralmente com algum idioma eslavo. Hoje o português é mais ouvido nas ruas, é mais ouvido no exterior. Nossa língua, assim como o nosso país, ganhou importância e espaço".

Um novo encontro entre as lideranças ligadas ao ensino da língua portuguesa já tem data marcada. Vai acontecer entre os dias 2 e 5 de maio, em Fort Lauderdale, Flórida, durante o Focus Brazil.

Texto - B2 Conteúdo

Comissão da Flórida presente no evento

Carlos Borges, embaixador da cultura brasileira e do nosso idioma, coordenou o encontro dos profissionais da Flórida, com outros espalhados pelos Estados Unidos, na sede do Banco do Brasil, onde discutiram os principais temas a serem abordados ao senador Cristovam Buarque, durante o encontro em New York. Borges aproveitou a ocasião para apresentar a proposta do Focus Brasil, que irá promover o painel da Língua Portuguesa.

Professora Anete Arslanian, presidente da AOTP (American Organization Teachers of Portuguese) que visa reunir professores brasileiros do mundo todo para propagarem o idioma português por diversas escolas e, juntos, discutirem dificuldades e programas de vários países.

Antônio Andrade, da PIPA (Portuguese International Parents Association), representando os pais brasileiros que lutam pelo idioma português nos currículos escolares dos Estados Unidos. Na escola Ada Merrit, em Miami, onde já existe o idioma português no programa escolar, os pais agora lutam para que a escola dê preferência aos brasileiros na hora da matrícula. De acordo com o sistema da escola, a seleção de alunos é feita através de sorteios, independente da nacionalidade.

Sandra Freier, da New Hope Assistance Center, de Orlando, que através do programa de assistência ao imigrante, também reúne familiares para mostrar a importância da educação dos filhos de brasileiros nos Estados Unidos.

Beatriz Cariello, Fundação Vamos Falar Português, que desde 2004, trabalha com a comunidade brasileira, através dos cursos e programas educacional para crianças no sul da Flórida. Prioridade no uso do idioma português despertando o interesse pelo conhecimento da cultura brasileira, como instumento para novas conquistas.

Daniela Kiralyhegy, coordenadora da Manhã Brasileira, projeto social do BBG (Brazilian Business Group, programa educativo e cultural de conteúdo voltado, em especial, à comunidade brasileira e aberto às demais comunidades interessadas no aprendizado da língua portuguesa e da cultura brasileira.

Zigomar Vuelma, presidente da ABI-Inter (Associação Brasileira de Imprensa Internacional), ofereceu aos professores e embaixadores do português, total apoio da ABI-Inter, para divulgar e apoiar projetos destes coordenadores ao governo brasileiro e à população brasileira no exterior, através do website da associação e veículos associados e que também trabalham em prol da nossa língua materna.