Out - Linha Direta

Por Daniel Galvão

trump france press
[caption id="attachment_91592" align="alignleft" width="300"] Donald Trump posa com a Miss EUA 2013, Erin Brady, em foto de 16 de junho do mesmo ano.[/caption]

As declarações tidas como racistas de Donald Trump, magnata americano e pré-candidato a presidente, continuam a provocar reações. Esta semana, o México anunciou que não irá participar do concurso Miss Universo. Out (2) A medida é em protesto contra as declarações de Trump, coproprietário do Miss Universo e pré-candidato à Casa Branca. Suas críticas contra os imigrantes mexicanos desataram uma crescente onda de repúdio nos EUA.

Pedido de extradição Ex-integrante do desarticulado cartel de Medellín, Carlos Ledher, preso nos Estados Unidos desde 1987, pediu ao presidente Juan Manuel Santos que interceda junto às autoridades americanas para que permita seu retorno à Colômbia. Pedido de extradição (2) O ex-chefão do tráfico colombiano e testemunha chave contra o ex-ditador panamenho Manuel Noriega, Carlos Ledher, já teve pedido semelhante negado, em maio de 2010. Culpa de quem? O Tribunal de Contas do Estado (TCE) disse esta semana que a falta de água em São Paulo foi resultado da falta de planejamento do governo. O órgão relatou ainda que a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SSRH) recebeu vários alertas sobre a necessidade de um plano de contingência para eventuais riscos de escassez hídrica. Culpa de quem? (2) Por sua vez, a SSRH negou as alegações do TCE e disse que era impossível prever a estiagem de 2014. No fim das contas do jogo de empurra, quem paga o pato é a população mesmo, né não?!

Pátria Educadora (?) Um Decreto da presidência da República, publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira, 11 de agosto, oficializou a redução de 12 meses no prazo para que os estudantes beneficários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) parcelem a dívida do financiamento. A determinação já está em vigor, mas não altera os contratos já vigentes. Galeão quase lá O presidente do Consórcio RioGaleão, Luiz Rocha, disse esta semana que, até abril de 2016, as obras de extensão do Terminal 2 estarão concluídas, ou seja, o aeroporto estaria pronto e seguro para as Olimpíadas de 2016. Galeão quase lá (2) Às vésperas de completar um ano na gestão do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ), ele admitiu, entretanto, que somente a área do check-in e do setor A do Terminal 1 passaram por obras de revitalização.

RAPIDINHAS • A presidente Dilma Roussef (PT), esta semana, disse “lastimar” a alta na conta de luz e afirmou que a tarifa deve começar a cair em breve. • A Grécia e seus credores chegaram a um acordo para o 3º programa de resgate. A notícia foi confirmada pelo ministro das Finanças, Euclides Tsakalotos. • Apesar da crise econômica brasileira e a alta do dólar, a procura por imóveis nos EUA, em especial, na Flórida, seguem em ritmo acelerado. • O Orlando City continua liderando no quesito lotação do estádio. Os jogos em casa tem uma média de público excepcional!