Linha Direta - Edição 712

Por Gazeta Admininstrator

Imposto de Renda

Enquanto já se aproxima denovo a data da entrega das declarações do Imposto de Renda nos Estados Unidos, chega a 60% o total de contribuintes que buscam um profissional para domar o leão, ou seja, para preparar suas declarações. A Consumer Reports está fazendo um alerta no sentido de acordar consumidores desavisados na hora de escolherem quem vai fazer esse serviço para eles, uma vez que o nível de preparo desses profissionais varia muito, bem como os preços que cobram.

Imposto de Renda II

Conforme a Associação Nacional de Contadores, em 2009 o custo médio de uma declaração de Imposto de Renda detalhada (federal e estadual) era de $299 e no caso de uma não-detalhada não passou de $129. O que a Consumer Report aconselha é que se contrate alguém que tenha mais de 7 anos de experiência no ramo. Isso porque você é o responsável por toda informação que irá constar na declaração, sem importar quem a preparou.

Alerta

Para evitar abusos de cobrança e problemas futuros com a declaração do imposto, o IRS alerta que não convém contratar profissionais que calculam seus honorários sobre a base da declaração do IR, bem como não recomenda assinar formulários em branco. Isso mesmo que o seu preparador seja seu amigo ou conhecido de anos.

Melhorando

Mesmo que em 2010 se tenha escutado falar em pouca coisa que não seja relacionada à crise, este foi o período em que a economia do país mais cresceu nos últimos cinco anos. O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,9%, comemora o governo americano. A aceleração verificada no último trimestre, quando o PIB subiu 3,2%, influenciou fortemente o resultado. Analistas do mercado no entanto projetavam uma alta de 3,5% no trimestre.

Confiança

O nível de confiança do consumidor na economia dos EUA pouco se alterou entre os meses de dezembro e janeiro, segundo pesquisa da Universidade de Michigan. O índice que sintetiza o sentimento do consumidor apontou uma leitura de 74,2 pontos em janeiro, ante 74,5 em dezembro. Economistas projetavam um resultado na casa dos 73 pontos. Segundo a análise, a renovação dos cortes de impostos nos EUA contribuiu para sustentar o otimismo, o que mantém o indicador no nível mais alto dos últimos três anos. No entanto, a sondagem mostrou sinais de preocupação dos americanos com o futuro próximo, principalmente por conta do aumento dos preços dos alimentos e combustíveis.

Celular

A empresa Consumer Reports fez uma pesquisa sobre empresas de telefonia celular com 58 mil usuários e verificou que a provedora de serviços AT&T caiu tanto na popularidade que chegou em último lugar na preferência dos consumidores. A Verizon Wireless já não é mais a líder indiscutível em satisfação geral dos clientes, um lugar que manteve quase todos os anos desde 2003. A operadora com que os clientes se sentem mais satisfeitos, pelo menos no que diz respeito aos servicos contratados, foi a U.S. Cellular.

Celular II

A Sprint conseguiu empatar com a Verizon em satisfação em geral. De fato a Sprint teve melhor pontuação em alguns aspectos de serviço ao cliente, uma mudança notável em relação a outros anos. Já a T-Mobile se manteve atrás da Sprint e Verizon em satisfação em geral dos clientes.

Acirrando concorrência

A Metro PCS está entrando de vez na briga dos telefones celulares mais evoluídos e passou a também oferecer o 4G, ou seja, a quarta geração de telefone celuar com internet rápida no Sul da Flórida. No mês passado a Verizon desempacotou o seu 4G na região, seguindo os passos da Sprint, que passou a oferecer o seu 4G ainda em novembro. Com a nova tecnologia, a Metro PCS estará cobrindo as áreas que vão de Jupiter à Flórida City e outras mais ao Norte como Orlando e Jacksonville. O preço do serviço 4G vai de $40 a $60 por mês, incluindo impostos e tarifas. A aparelho escolhido pela empresa é o Samsung Craft 4G e pode ser adquirido tanto nas lojas como online, ao preço de $299.

Salário de presidente

O salário de $400,728 que o presidente Barack Obama recebe anualmente é o mais alto entre os líderes mundiais. O segundo presidente de um país mais bem pago é Felipe Calderón, do México, com ganho anual de $198,288, superando as demais lideranças da América Latina. Em terceiro vem a presidente brasileira Dilma Rousseff, que já no seu primeiro ano de governo está ganhando $187,428. São mais de 15 mil dólares por mês.

Renda per capita

Enquanto isso o salário médio entre os americanos é de $47,400 por ano. No México os ganhos médios dos cidadãos são de $13,800 enquanto que no Brasil a renda per capita não passa de $10,900. Os dados são resultado de uma pesquisa feita pelo jornal "El Tiempo".