Liverpool pode ficar fora da Copa dos Campeões 2005/06

Por Gazeta Admininstrator

A Uefa (União Européia de Futebol) anunciou, nesta quinta-feira, que não deve mudar o regulamento da Copa dos Campeões da Europa e incluir o Liverpool na próxima edição do torneio, na temporada 2005/06.

A equipe inglesa se sagrou campeã do principal torneio de clubes da Europa na quarta-feira, após vitória nos pênaltis sobre o Milan, em partida realizada na cidade de Istambul, na Turquia.

A Uefa destina quatro vagas aos times ingleses na Copa dos Campeões de 2005/06, mas o atual campeão europeu não tem vaga garantida na competição. O Liverpool foi apenas o quinto colocado no Campeonato Inglês 2004/05 e não deve ter a oportunidade de defender o título.

"Nosso regulamento já esteve em prática quando o Real Madrid ganhou o troféu em 2000 e não se classificou em seu campeonato nacional", lembrou William Gaillard, diretor de comunicação da entidade européia.

Apesar de não ter conquistado a vaga em campo, a Federação Espanhola indicou o time madrileno como um dos representantes espanhóis na edição 2000/01 da Copa dos Campeões, no lugar do Zaragoza, que havia terminado o Campeonato Espanhol 1999/2000 melhor posicionado.

Apesar de confirmar que as regras não devem mudar, a entidade européia não irá se opor a uma possível troca da Federação Inglesa, em ato semelhante ao que levou o Real Madrid à Copa dos Campeões na edição 2000/01. O Everton pode ser a equipe que dará vaga ao Liverpool.

"É uma decisão difícil, mas não deve ser tomada por nós e sim pela Federação Inglesa, que deve decidir se descarta ou não o Everton", disse Gaillard.

O time inglês desembarcou nesta quinta-feira, no aeroporto John Lennon, em Liverpool. O capitão da equipe, Steven Gerrard, e o técnico Rafael Benítez desceram do avião segurando o troféu da Copa dos Campeões.