Lojas de departamentos distribuem maquiagem de graça

Por Gazeta Admininstrator

Como parte de um acordo multimilionário, várias lojas de departamentos em todos os Estados Unidos, incluindo o Sul da Flórida, estão distribuindo, gratuitamente, kits de maquiagem.

A promoção surgiu após dezenas de lojas de departamentos terem sido listadas em uma ação judicial que as acusa de participar de um sistema de preços fixos para produtos de maquiagem de marcas caras.

- Nós não temos escolha. Os preços estão altos – diz um lojista.

Um consumidor afirma nunca ter visto tais produtos em promoção.

A ação judicial apresentada na Califórnia alega que as lojas mantêm os preços dos produtos muito elevados e nunca oferecem descontos.

- O que há é um antigo sistema de preços fixos e é aí que nós argumentamos que as leis anti-truste de proteção ao consumidor foram violadas – diz o advogado Daniel Mogin.

As lojas negaram participar do alegado esquema de preços combinados, mas há alguns anos, chegaram a um acordo de $175 milhões, que inclui a distribuição gratuita de protudos.

Para ter direito aos produtos gratuitos, os consumidores têm que assinar um formulário declarando ter comprado produtos daquela marca entre 29 de maio de 1994 e 6 de julho de 2003. Não são exigidos recibos de compra.

Os produtos da lista incluem cosméticos fabricados por empresas como Estée Lauder, L’Óreal, Clarins, Elizabeth Arden, Tommy Hilfiger, Christian Dior, Calvin Klein, Lancome e outras.

Entre as lojas de departamento que estão oferecendo produtos gratuitamente estão Bloomingdales, Macy’s, Neiman Marcus, Nordstrom, Saks Fifht Avenue, Bergdorf Goodman, Dillard’s e Parisian.

De acordo com a ação, o valor do produto será de, aproximadamente $20. O fabricante colocará à disposição dos consumidores alternativas de produtos para escolha.

A distribuição, que começou no dia 19 de janeiro e vai durar uma semana, funcionará no esquema “primeiro a chegar, primeiro a levar”.