Luiz Fernando Monteiro Bittencourt fala sobre pensamento introspectivo

Por Gazeta News

Eu acredito muito no pensamento introspectivo, conta Luiz Fernando Monteiro Bittencourt. É porque a conversa mais importante que você pode ter na vida é consigo mesma. É uma forma de diálogo interno que você pode usar como uma bússola para navegar em sua direção na vida. " Todos os problemas da humanidade decorrem da incapacidade do homem de se sentar em uma sala silenciosa sozinha". Segundo Pascal. Ao avançar em sua vida, sempre leve algum tempo para pensamentos profundos e introspecção. Portanto, reserve um tempo para sentar-se sozinho e faça a si mesmo perguntas pertinentes, explica Luiz Fernando Monteiro Bittencourt. Ao fazer perguntas a si mesmo, lembre-se de ter cuidado. É porque nem todas as perguntas são feitas para você. Alguns vão quebrar você e roubar sua paz interior. Lembre-se de que o maior problema é você e a melhor solução é você. De acordo com Luiz Fernando Monteiro Bittencourt, perguntas poderosas levam a respostas poderosas. É porque fazer a pergunta certa tem a capacidade de despertar uma voz dentro de você que pode desencadear o processo de mudar sua vida. Portanto, se você estiver se sentindo confuso, perdido, infeliz e com falta de paz interior ou se não conseguir controlar bem a vida, relaxe e seja gentil consigo mesmo. Faça as seguintes perguntas e você realmente conseguirá o que quer de novo.

Como me sinto quando acordo?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Você é o tipo de pessoa que pressiona repetidamente o botão de soneca , temendo ter que se preparar para se preparar para outra semana de trabalho? Ou você é o tipo de pessoa que mal pode esperar para começar o dia? Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Se a sua resposta para a primeira pergunta for afirmativa, você deve fazer algumas tarefas de casa e pesquisar sobre a alma. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: A vida não deve ser uma experiência chata e dolorosa. Deve ser emocionante e gratificante. Não se apresse e descubra o que você precisa fazer para se sentir bem a cada dia que acordar.

Estou avançando ou retrocedendo?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Na vida, você está se aproximando de seus objetivos ou se afastando deles. A vida é um ciclo contínuo. Não é estagnado. Todas as decisões que você toma a cada dia apontam para uma certa direção na vida . Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Qual será o resultado de você continuar vivendo sua vida dependerá das escolhas que você faz hoje. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: O bom é que você tem oportunidades ilimitadas para tomar uma decisão que pode mudar a direção de sua vida. Portanto, reflita sobre sua vida e, se achar que está indo na direção errada, faça uma inversão de marcha imediatamente. Eu gosto de mim “A grande questão é se você será capaz de dizer um sim sincero à sua aventura.” - Joseph Campbell. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Essa citação de Joseph Campbell é uma das maiores citações quando se trata de auto-avaliação e também de análise. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Quando você olha no espelho, gosta da pessoa que vê. Deixe a aparência física por enquanto. Que olhar para o espelho seja um processo de auto-exame. Faça o diálogo interno. Depois de fazer isso, você dirá um sim sincero à sua aventura. Sua aventura sendo sua vida. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Se sua resposta for não, então provavelmente há algo errado. Todos nós temos coisas que realmente nos assombram. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Nós os odiamos, mas de uma maneira ou de outra nos encontramos fazendo isso. Sem encontrar uma maneira de pará-lo, chegará a um ponto em que você deixará de gostar de si mesmo. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Conseqüentemente, isso leva você a fazer mais. Portanto, observe sua aventura (vida) e descubra o que você deve deixar para gostar de si mesmo.

Como é o meu dia ideal?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Uma coisa é certa: se você não tem idéia de como é o seu dia ideal, tomar planos ou decisões para garantir que você os experimente será bastante difícil. É essencial fazer um inventário dos dias mais satisfatórios e agradáveis ??da sua vida. É como saber o que você fez? E por que você gosta daqueles dias ou o que os torna especiais? Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Lembre-se de que sua vida pessoal, seu trabalho e até o lugar que você escolhe morar o levam para o seu dia ideal, não para longe dele. E eles te levam embora, então é melhor mudá-los. No entanto, tente fazer de cada dia o dia ideal para você. Ao fazer isso, você não terá dificuldade em viver todos os dias da sua vida.

Estou sendo ho nesto comigo mesmo?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Como você vê sua vida agora ? É através de uma lente precisa? Ou uma lente quebrada? Ser honesto consigo mesmo é uma das coisas mais difíceis de fazer. Não posso mentir sobre isso! É porque temos medo de julgar a nós mesmos e, além disso, gostamos de esconder nossas verdadeiras mentiras. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Se você está falido, admita. Se você estiver com o parceiro errado, admita. Se você odeia seu trabalho, admita. Não há necessidade de estar em um relacionamento que não leva a lugar algum ou que leva uma vida cara para que outras pessoas vejam que você é rico e ainda está sem dinheiro ou trabalhando em uma empresa que odeia. Tudo isso apenas roubará sua felicidade. Ser honesto consigo mesmo é essencial para ter paz interior.

O que eu aprendi?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Uma maneira de saber que você está avançando e não retrocedendo na vida é saber se você aprendeu alguma coisa até agora. Aprender algo é um sinal de progresso. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Pergunte a si mesmo se você está acumulando informações novas e relevantes que podem ajudá-lo a avançar em direção a seus objetivos ou apenas a uma vida melhor. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: O que você aprende vem das experiências pelas quais passa na vida. Quando você sente falta de um ponto de aprendizado, provavelmente não está interessado e não está fazendo anotações. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Lembre-se de que o aprendizado não é apenas de experiências piores - boas experiências também servem como excelentes pontos de aprendizado.

Qual é o seu plano na vida?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Onde você se vê daqui a cinco anos? Quais são seus objetivos para este ano? Você tem algum? E você conhece eles? Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Viver uma vida projetada é muito mais gratificante do que uma vida sem direção e sem intenção. Às vezes, faça uma pausa e pergunte a si mesmo se você realmente tem um plano. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Você deve perceber que talvez a razão por trás de sua vida não seja do jeito que você gosta é porque você não teve tempo para planejá-la. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Não ter um plano de vida faz com que você se distraia facilmente e comece a fazer outras coisas que não são importantes para você. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: No entanto, não ter um plano faz com que você chegue a diferentes destinos na vida, ditados pelas circunstâncias ao seu redor. Sim, você não pode controlar tudo em sua vida, mas é tolice deixá-lo completamente ao acaso.

Eu tenho feito tudo o que posso?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Você está tentando alcançar as margens dos seus sonhos? Sente-se e faça uma lista do que você conseguiu até agora. É o suficiente? Se não for, você precisará se esforçar mais. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: O caminho para o sucesso geralmente não é fácil. Requer que você esteja pronto e ceda tudo o que tem. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Em algum momento, pode-se começar a culpar os outros por não terem sucesso . Classificar-se para ver se você está dando tudo o que tem é uma coisa importante a se fazer no caminho do sucesso. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: É porque, ao fazer isso, você terá uma imagem clara do que adicionar e do que remover em seu caminho de sucesso.

Com o que eu quero contribuir?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Sua vida não é só sua. Não é tudo sobre você. Outras pessoas também importam em sua vida. Isso nos leva a essa pergunta: "que tipo de impacto eu quero causar no mundo?" Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Existe algo que você pode fazer para melhorar a vida de outra pessoa? Quais são alguns dos problemas que você pode resolver no mundo? No entanto, o que você quer que seu obituário diga sobre você? Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Estar lá para os outros, ajudar em um programa de caridade ou até mesmo fazer algo pela comunidade é um longo caminho. Você não apenas deixará os corações que tocou felizes, mas também se fará feliz. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Na vida, é bom começar com o fim em mente. É porque, ao fazer isso, você estará pensando na impressão que deseja deixar para trás quando tudo estiver dito e feito. Esse raciocínio é uma excelente estrutura para sua tomada de decisão.

Por quê?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Sim, a questão é o porquê. Na vida, é bom se perguntar por que as coisas são do jeito que são. Por exemplo, por que você trabalha onde trabalha? Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Conhecer o porquê é uma excelente maneira de conhecer seu propósito no que quer que esteja fazendo . Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: No entanto, isso lhe dá a motivação para continuar fazendo o que estiver fazendo. Perguntas sobre por que carregar muito peso. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: O 'porque' é a chave para descobrir o que você precisa fazer para seguir em frente. No entanto, você deve ter cuidado, pois o "porquê" errado pode roubar sua felicidade. Para maximizar sua conquista e realização na vida, você deve responder à pergunta por quê.

O que eu estou temendo?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Você está fugindo de algo porque sente que não é capaz de resolver? Na maioria dos casos, o que fugimos e não resolvemos é resultado de nossos medos. Ninguém nunca vai querer interagir com o que temem. No entanto, você sabia que há liberdade para vencer seu medo. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Pode ser um lugar que você visitou com sua namorada ou namorado , mas depois de uma separação desagradável, você não quer visitar esse lugar, pois teme que isso acenda algo ruim. Primeiro, você não sabe se sentirá nostalgia. Essa é a sua mente dizendo isso. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Quando deixamos que nossos medos nos superem, torna-se muito difícil ter paz interior. É porque você sempre sentirá que algo está assombrando você. Confie em mim, há muito do outro lado do medo.

Com o que estou lutando contra que posso simplesmente deixar ir?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: As lutas que às vezes enfrentamos na vida realmente não deveriam estar lá . Tais lutas não são realmente dignas de estar lá incomodando você. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Por exemplo, seu parceiro terminou com você. Você lutou para acertar as coisas novamente, mas sem sucesso. Então, em vez de seguir em frente, você ainda está lá, segurando os sentimentos perdidos que continuam machucando você. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Sim, pode ser difícil deixar passar algumas das lutas que passamos. Mas pergunte a si mesmo se a luta vale sua felicidade e paz. Se não for, simplesmente deixe para lá. Ele Mi luta levá-lo algumas vezes, mas vale a pena. Você realmente terá paz e felicidade interior.

Que necessidades profundas tenho que não estão sendo atendidas?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Todos nós temos necessidades profundas. Essas necessidades profundas meio que nos satisfazem. O desafio vem ao atender nossas necessidades. Então o que acontece? Procrastinação é o que acontece. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Em vez de satisfazer nossas necessidades, apresentamos desculpas por que não podemos satisfazê-las. As desculpas podem parecer boas quando as criamos, mas no final vamos nos arrepender. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Se uma de suas necessidades profundas estiver entrando em forma, perder um único treino porque você estava ocupado não será bom. Em vez disso, você ficará arrependido quando estiver na balança. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Anote todas as suas necessidades e lute para realizar cada uma delas. Lembre-se, são suas necessidades e não as de mais ninguém .

Como posso me envolver mais na vida?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Neste mundo agitado em que vivemos, deve ser sua prioridade viver cada dia ao máximo. Não deixe passar um único dia sem sorrir. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Para você se envolver na vida, você precisa tentar fazer o que ama. Fazer o que você ama é uma maneira rápida de você se envolver e se envolver na vida. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Você não pode perder algo que adora fazer, certo? Portanto, faça-o e faça-o com mais frequência. Mesmo se você tiver uma agenda cheia, tente criar um tempo para fazer o que transforma seu céu cinza em azul. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Você realmente se sentirá envolvido na vida e não ficará de fora nem por um único dia.

Como faço escolhas com base em "eu deveria" e não em "eu desejo"?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: As escolhas que fazemos na vida são daquilo que sentimos. Às vezes, fazer escolhas na vida pode ser uma coisa difícil de se fazer, especialmente se você tiver que escolher entre duas coisas. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: A boa abordagem que você deve escolher ao fazer escolhas é o caminho "eu desejo", e não o caminho "eu deveria". Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: É porque fazer escolhas baseadas em 'Eu desejo' reflete o que você realmente quer e o que pensa que está certo. Tais escolhas são verdadeiras com base no que você sente. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: As escolhas feitas com base no 'eu deveria' são principalmente as escolhas que fazemos com base em uma força externa. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Nós apenas fazemos essa escolha porque alguém disse isso e não porque nós realmente os merecemos. Para sua felicidade e paz, é melhor você fazer escolhas com base em 'Desejo'.

Onde estou segurando o perdão?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Perdoar alguém e perdoar a si mesmo é uma coisa pesada que você pode fazer. É porque abrir mão de algo errado que alguém já fez a você não é nada fácil. Você ainda tem dor em você e muitas cicatrizes não cicatrizadas. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Quando se trata de perdoar a si mesmo, também não é fácil. Perdoar a si mesmo é geralmente depois de fazer algo que você agora se arrepende. Por exemplo, você ficou bêbado na outra noite e gastou muito dinheiro. De manhã, quando a realidade atinge você, você percebe o quanto desperdiçou. Você realmente estará cheio de arrependimentos. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Bem, a chave da sua cura é perdoar a si mesmo. Segurando o perdão, não curará as cicatrizes que alguém deixou com você; no entanto, isso não reverterá seus arrependimentos. Perdoar a si mesmo pode parecer um pouco difícil, mas uma vez que você solte algo, você se sentirá leve em seu coração.

Que padrões de pensamentos negativos eu tenho?

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Os pensamentos que temos em nossas mentes definem quem somos. A maneira como você administra sua vida é ditada pelos pensamentos que você tem em sua mente. Por exemplo, se você é uma pessoa pessimista, é provável que tenha muitos pensamentos negativos em mente. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Às vezes na vida, começamos a ter padrões de pensamentos negativos. Em alguns casos, nem sabemos quando começamos a ter esses pensamentos. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Todo pensamento que você tem é inflamado por algo acontecendo ao seu redor. Olhe ao seu redor e tente descobrir o que está fazendo você ter tais pensamentos. São seus amigos? Ou o seu trabalho? Depois de saber o que está lhe dando esses padrões negativos de pensamento, trabalhe

Pensamentos finais

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Esperamos que você tenha gostado dessas perguntas. No entanto, acreditamos que alguns deles provocaram um novo nível de consciência em você. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Medite sobre essas perguntas e, ao longo das semanas, descobrirá que as respostas a essas perguntas surgirão em sua psique e mudarão sua perspectiva de vida. Luiz Fernando Monteiro Bittencourt: Lembre-se de que uma pergunta simples que você pode fazer pode desbloquear inúmeras informações se prestar atenção. Muito bem sucedida!