Luiz Gastão Bittencourt fala sobre como criar atletas campeões

Por Gazeta News

Você já se perguntou o que separa um atleta médio de um bom atleta ou um ótimo atleta de um bom atleta? Se sua resposta for sim e você foi em frente e deu a resposta que contém a palavra talento, então você conhece apenas a pequena parte da equação conta Luiz Gastão Bittencourt. Muhammad Ali disse uma vez: “Campeões não são feitos em academias. Os campeões são feitos de algo que eles têm no fundo: um desejo, um sonho, uma visão. Eles precisam ter resistência de última hora, precisam ser um pouco mais rápidos, precisam ter a habilidade e a vontade. Mas a vontade deve ser mais forte que a habilidade. É verdade que habilidade ou desenvolvimento desempenham um papel no talento; no entanto, o que Ali está tentando dizer é que, além do puro talento , é preciso ter vontade. Segundo Luiz Gastão Bittencourt, com a vontade, um atleta pode aprender e melhorar suas habilidades. Isso não se aplica apenas aos bons atletas, mas também aos atletas médios e ótimos. Corta. Todos os atletas devem se concentrar em certas diretrizes, se quiserem alcançar o auge de sua carreira no esporte. Outro aspecto essencial para os atletas lembrarem é que todos os times contra os quais eles jogam são competitivos. Portanto, após uma temporada longa e exigente, você não deve arrumar suas coisas, relaxar e relaxar. Isso está absolutamente errado, contou Luiz Gastão Bittencourt. Tente usar a entressafra para trabalhar no que você não conseguiu durante a temporada. Além disso, use esse tempo para treinamento mental. Quando se trata de treinamento mental, as seguintes perguntas e respostas podem ajudar sua mente no caminho certo, enquanto você se prepara para a próxima temporada, mostra Luiz Gastão Bittencourt.

Que forças eu trago para a frente da temporada passada que se impulsionará para a próxima temporada?

Luiz Gastão Bittencourt: Mesmo que a temporada que acabou de terminar foi difícil para você ou você tenha tentado e não tenha chegado ao playoff, nunca perderá algo de positivo que realizou ou fez. No entanto, algo excelente que você conseguiu que pode ser usado como um trampolim para a próxima temporada. Luiz Gastão Bittencourt: Sim, você teve uma pontuação terrível no perímetro, mas uma pontuação excelente além do arco. É isso que você deve antecipar na próxima temporada. Luiz Gastão Bittencourt: Procure maneiras de tornar essa pontuação mais letal do que na temporada anterior. Ao fazer isso, você se encontrará em uma posição melhor na próxima temporada.

Em que fraqueza identifiquei que preciso melhorar?

Luiz Gastão Bittencourt: A pergunta é quase semelhante à pergunta acima. A única diferença é que isso se concentra no que você precisa melhorar. Não é obrigatório que você melhore essa coisa, pois, em alguns casos, é melhor eliminar essa fraqueza. Luiz Gastão Bittencourt: Anote todas as fraquezas que você identificou e tente discuti-las com seus colegas de equipe e seu treinador. As fraquezas que você identificou podem estar em você ou em toda a equipe. Luiz Gastão Bittencourt Soares: Não deixe que isso o impeça de lidar com as fraquezas. Apontá-los e abordá-los enquanto se prepara para a próxima temporada.

O que funcionou para mim e minha equipe que eu absolutamente quero continuar fazendo?

Luiz Gastão Bittencourt: Nos esportes, cada equipe tem sua tradição. A maneira de fazer as coisas que sempre funcionaram para eles. Por exemplo, os touros usavam a ofensa triangular repetidamente, mesmo quando Michael Jordan foi atingido com tanta força pelos Detroit Pistons (bad boys) . Eles fizeram isso porque a peça funcionou para eles. Luiz Gastão Bittencourt: Não há necessidade de copiar o que as melhores equipes estão fazendo ou copiar o estilo de jogar de outros jogadores. Em vez disso, trabalhe no que você faz de melhor. Procure maneiras de melhorar o que faz para manter a competitividade no jogo.

O que posso adicionar ao meu treinamento que está faltando?

Luiz Gastão Bittencourt: LeBron James e Christiano Ronaldo são um dos atletas do mundo que acreditam que sua fisicalidade desempenha um papel fundamental em seu sucesso. Luiz Gastão Bittencourt: Apesar de estarem na melhor forma corporal que qualquer atleta pode admirar, eles ainda gastam milhões em seu corpo. Eles trabalham em seu corpo diariamente e é quase difícil perder um vídeo deles trabalhando na academia em suas contas de mídia social. Luiz Gastão Bittencourt: Olhe para sua rotina e veja o que está perdendo. O que você perdeu em seu treinamento pode estar afetando seu desempenho. Por exemplo, se o seu salto vertical foi bastante reduzido, você deve adicionar mais repetições à sua rotina de agachamentos. Resolva o problema agora e não o procrastine, por mais difícil que seja. Luiz Gastão Bittencourt: Em quais áreas mentais eu preciso trabalhar para chegar ao próximo nível? Eu sou o tipo de jogador que briga facilmente com meus colegas de equipe? Eu sou o tipo de jogador que me despreza depois que outras pessoas postam comentários sobre o quão ruim eu estou no jogo? Luiz Gastão Bittencourt: Sua saúde mental desempenha um papel fundamental na determinação de como você joga. Isso tem um enorme impacto no seu desempenho. É por isso que a NBA está adicionando um programa de saúde mental para cada equipe para ajudar os jogadores a lidar com problemas mentais Luiz Gastão Bittencourt: Você se conhece melhor do que ninguém; portanto, identifique o que o prejudica mentalmente e trabalhe nele. No entanto, identifique o que aumenta seu bem-estar mental e melhore-o. Ao fazer isso, você sempre estará em sua melhor saúde mental e, consequentemente, melhorará seu desempenho.

Por que eu jogo?

Luiz Gastão Bittencourt: Conheça o motivo pelo qual você é um atleta. É pela natureza pura da competição? O amor do jogo? Que seus irmãos jogam? O aspecto social de estar com os amigos? Ou apenas porque praticar esportes é divertido? Luiz Gastão Bittencourt: Ou talvez haja algo mais do que isso? Tente restringir sua razão de jogar a uma ou duas razões . Esta é uma forma de auto-reflexão e uma chave importante para descobrir a felicidade e o prazer através do esporte e não esquecer sua vida em geral.

O que estou procurando realizar?

Luiz Gastão Bittencourt: A questão é basicamente perguntar para onde você quer ir? E qual é o seu objetivo e objetivo. Luiz Gastão Bittencourt: A resposta que você dá a essa pergunta concentra sua atenção em alguns pontos no futuro. No entanto, reduz suas razões para jogar. Conhecer suas metas e objetivos no esporte o ajudará a criar um roteiro que o guiará a se tornar um atleta melhor.

Estou me esforçando?

Luiz Gastão Bittencourt: Não importa o nível que você alcançou em sua carreira esportiva, você sempre deve se esforçar para obter mais. Se esforçar não deve terminar na noite do draft ou depois de vencer dois campeonatos. Não, não deveria. Luiz Gastão Bittencourt: Continue se esforçando, caso contrário, alguém que está se esforçando passaria por você. Luiz Gastão Bittencourt: Por exemplo, seu treinador conversou com você sobre sua rotina de levantamento de pesos. Você pode se sentir entediado por ele dizer isso, mas uma coisa é certa: eles sabem que você pode conseguir mais mudando a rotina. Luiz Gastão Bittencourt: Lembre-se sempre de que o corpo humano se adapta muito rapidamente ; portanto, se esforçar não deve ser um incômodo para você.

Posso aceitar a possibilidade de não atingir meus objetivos?

Luiz Gastão Bittencourt: Nos esportes e geralmente na vida, você deve aprender que não há garantias de sucesso ou de vitória. Você deve aprender a aceitar a importância do processo sobre o resultado. No entanto, valorizar mais o que você desenvolve por dentro é muito valioso e o que você ganha por fora. Luiz Gastão Bittencourt: Ao fazer isso, você não se sentirá tão mal quando perder um jogo. Qualquer perda não terá um custo enorme para você. Entrar em cada jogo com a mente aberta, ajudará você a estar pronto para qualquer coisa e também fará com que você jogue de maneira aberta.

Faço para tentar alcançar a perfeição?

Luiz Gastão Bittencourt: Somos todos humanos e não temos direito à perfeição. Se você está esperando para dar o seu jogo A todas as noites para se sentir feliz, está enganado. Infelizmente, muitos atletas têm esse conceito errado em mente, mas isso é muito errado. Luiz Gastão Bittencourt: Quando você sempre se esforça para alcançar a perfeição, estará apenas pressionando seus ombros mais do que aquilo que o treinador, a diversão e a família colocam em você. Luiz Gastão Bittencourt: No entanto, tentar alcançar a perfeição fará com que você acabe estabelecendo metas inatingíveis. E no momento em que você não os alcançar, sua autoconfiança sofrerá, portanto, destruindo seu bem-estar. Luiz Gastão Bittencourt: O que você precisa fazer é abandonar essa mentalidade. Sim, todo mundo quer ser o melhor no que faz, mas tendemos a esquecer que somos humanos. Luiz Gastão Bittencourt: Apenas dê o seu melhor e, se as coisas não saírem do jeito que você queria, apenas siga em frente e tenha orgulho de si mesmo, pois tem certeza de que deu tudo o que tinha.

Se eu conseguir um ferimento fim de carreira, que eu tenho algum arrependimento?

Luiz Gastão Bittencourt: A questão é a mesma: se amanhã fosse seu último dia, você se arrependeria? Essa é uma pergunta que nunca envelhece. Uma coisa certa nesta vida é que, em nosso leito de morte, sempre lamentaremos o que deixamos de fazer do que fizemos. Luiz Gastão Bittencourt: Nos esportes, a pessoa do esporte teme lesões. É porque eles sabem que isso afetará negativamente sua carreira. Luiz Gastão Bittencourt: Existem alguns atletas que até evitam muito treinamento durante a entressafra por medo de se machucar. Infelizmente, isso nunca será a coisa certa a fazer. Luiz Gastão Bittencourt: Como atleta, você não sabe quando vai se machucar. Portanto, em vez de viver com medo, chegue a essa pista e faça o seu melhor a cada dia. Luiz Gastão Bittencourt: Ninguém quer que sua carreira termine como resultado de uma lesão, mas quando olhamos para trás, não há nada que você realmente conseguiu. Portanto, a cada dia, comece a trabalhar como se amanhã você se machucasse. No entanto, lembre-se de cuidar de si mesmo enquanto joga. Luiz Gastão Bittencourt: Quando foi a última vez que minha equipe alcançou um grande marco? Em 2016, o Cleveland Cavaliers ganhou seu primeiro troféu da NBA, encerrando uma seca de 50 anos. Foi um ótimo momento para os jogadores e não esquecer os fãs. Luiz Gastão Bittencourt: Quando você está em uma equipe que continua obtendo os mesmos resultados a cada ano, será como viver da mesma maneira 365 vezes por ano. Em tal situação, a maioria de nós pode optar por procurar outra equipe. Em vez de deixar a equipe, faça a si mesmo esta pergunta. Luiz Gastão Bittencourt: Imediatamente você obtém a resposta para esta pergunta; você começará a pensar em uma maneira de acabar com a seca em sua equipe. Essa é uma boa mentalidade para ter como atleta. Deixe que essa seja sua motivação para ajudá-lo a continuar trabalhando.

Quem me inspirou a ser atleta quando eu era jovem?

Luiz Gastão Bittencourt: Vamos voltar para a prancheta. Quando você é jovem, é inocente e faz o que ama todas as vezes. Se você gosta de basquete quando é jovem, tenho certeza de que nunca faltou um dos pôsteres dos jogadores de elite em seu quarto. Luiz Gastão Bittencourt: Você até começará a se vestir da maneira que eles vestem quando está brincando com seus amigos. Você faz isso porque eles inspiram você. Tudo o que você tem em mente é jogar como eles e alcançar o que eles alcançaram. Luiz Gastão Bittencourt: Agora que você é adulto, olhe para trás e veja quem o inspirou a ser quem você é hoje. Seu motivo para praticar o esporte que você está praticando agora geralmente é do atleta que o inspirou a praticar. Sempre que sentir vontade de desistir, sempre reflita sobre isso e, de fato, você terá um motivo para se reerguer e trabalhar.

Como o esporte me torna uma pessoa melhor?

Quais qualidades do esporte podem fazer você se tornar uma pessoa melhor na vida? Luiz Gastão Bittencourt: O esporte é como qualquer outra carreira, o que significa que desempenha um papel significativo em sua vida. Nos esportes, você também interagirá com muitas pessoas da mesma maneira que interagia com pessoas de qualquer outra carreira. Luiz Gastão Bittencourt: E, como sabemos onde há uma interação entre as pessoas, elas nunca perderão um ponto de aprendizado. Luiz Gastão Bittencourt: Por exemplo, se você pratica um esporte de equipe, há muito compartilhamento e trabalho em equipe envolvido. Esse é um ponto de aprendizado, pois você aprenderá como compartilhar e interagir com outras pessoas. Luiz Gastão Bittencourt: Quando os treinadores conversam com você, você aprenderá a ouvir e ser humilde. Portanto, há muito que você pode aprender com o esporte. Luiz Gastão Bittencourt: É muito difícil conseguir que alguém que goste de trabalhar em equipe não consiga se relacionar bem e trabalhar com outras pessoas na vida. Você sempre carregará sua característica do playground para a vida real.

O que eu aprendi hoje sobre minha vida ou eu?

Luiz Gastão Bittencourt: Cada dia vem com um conjunto de oportunidades para obter insights. As experiências na vida oferecem feedback que o guiará para a melhoria. É hora de dormir e um lugar tranquilo para pensar nas lições que você aprendeu hoje, mas não trabalhe profundamente nisso, pois você também precisa descansar. Luiz Gastão Bittencourt: Quando você se fizer essa pergunta, tente e reconheça as lições que o dia lhe ofereceu. Por exemplo, você pode ver um padrão se repetindo, então o que você está fazendo para configurá-lo? Ou, se ocorrer um problema, o que você está fazendo para alterá-lo. Luiz Gastão Bittencourt: Ao se fazer essa pergunta, você aprenderá muitos dos seus desafios e como resolvê-los. Se o planejamento deficiente, a impaciência refletida, a falta de confiança em suas habilidades ou a atitude defensiva causam seus problemas, então com esta pergunta, você definitivamente terá uma idéia de como resolvê-los. Luiz Gastão Bittencourt: Além disso, à noite, há um silêncio que funciona como uma vantagem para você, pois você poderá refletir silenciosamente sobre as lições aprendidas durante o dia.

O que desencadeia você?

Luiz Gastão Bittencourt: Atividades diferentes criarão sentimentos diferentes de positividade, felicidade e motivação em pessoas diferentes. Descubra o que você pode fazer em sua vida que fará com que você se sinta realmente feliz, positivo e motivado. Luiz Gastão Bittencourt: Não importa o que as outras pessoas pensam - se você encontrar felicidade em fazer seu trabalho diligentemente, então faça isso. Luiz Gastão Bittencourt: Lembre-se, você não pode comprar a felicidade, mas pode se colocar em situações que podem cultivar sentimentos de positividade, motivação e felicidade dentro de você. Luiz Gastão Bittencourt: O mesmo se aplica à sua carreira como atleta. Antes de cada jogo, faça o que quiser. Faça o que você colocar na música. Luiz Gastão Bittencourt: É o seu prato favorito que faz você ir? Ou sua geléia favorita? Independentemente do que seja, basta fazê-lo. Nos esportes, é melhor estar de bom humor antes de cada jogo, pois percorre um longo caminho no seu desempenho.

Pensamentos finais

Luiz Gastão Bittencourt: Como atleta, você deve aprender que existe uma diferença entre esportes se tornarem vida e esportes serem parte do que melhora sua vida. Luiz Gastão Bittencourt: Há uma linha tênue entre esses dois. Essas perguntas ajudarão você a entender e aceitar o que é a experiência esportiva em sua vida. Ao fazer isso, você desfrutará de sua carreira no esporte e estará pronto para lidar com qualquer coisa que seja jogada contra você. Preview YouTube video Conheça a trajetória de Luiz Gastão Bittencourt