O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o desfile de comemoração aos 185 anos de Independência do Brasil por volta das 8h45 minutos e seguiu em carro aberto até o palanque presidencial. O presidente estava acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia. Aproximadamente 30 mil pessoas assistiram ao desfile, de acordo com a Polícia Militar.
O casal chegou no Rolls Royce presidencial, escoltado pelos Dragões da Independência, e se dirigiu ao palanque, onde já estavam o vice-presidente José Alencar, os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Justiça, Tarso Genro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilmar Mendes, além dos comandantes das Forças Armadas.
Depois da execução do hino nacional e do hino da independência, cantados por um coral do Colégio Militar, alunos da rede pública de ensino fizeram uma apresentação simbolizando as raças que formaram o povo brasileiro.
A parada, cujo tema, escolhido pela secretaria de impresa, é "Educação, Cidadania e Independência", tem custo estimado em cerca de R$ 2,2 milhões.

