Lula afirma não acreditar na existência do mensalão ao NYT

Por Gazeta News

lula nytimes

Depois que os médicos disseram que seu câncer havia sido curado, o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressurgiu no campo político durante campanhas eleitorais, oferecendo apoios e alianças. O jornal "The New York Times" entrevistou Lula sobre o mensalão e sua sede de política, em matéria publicada no dia 25.

Lula no entanto negou a existência do esquema do mensalão e afirmou que a presidente Dilma Rousseff é a sua candidata, uma vez que não pretende se candidatar a uma possível reeleição em 2014.O texto conta que mais de 30 políticos, incluindo um dos principais assessores de Lula, José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, participam de um dos principais escândalos do país, o mensalão.

O "NYT" fala que as revelações do esquema aconteceram em 2005, mas só neste ano está sendo julgado por reflexo da lentidão da justiça brasileira.Lula afirmou à reportagem não acreditar que houve o mensalão, mas respeitará a decisão da Justiça no caso: “Se houver algum culpado, este deve ser punido e se alguém for inocente, este deve ser absolvido”.

O ex-presidente também negou ao jornal que seu encontro com o ministro Gilmar Mendes em maio foi para adiar o julgamento do escândalo.Lula declarou que não é uma tarefa fácil saber qual o papel de um ex-presidente, mas quando questionado se estaria diminuindo o seu ritmo de vida, ele enfatizou ao 'NYT" que não, respondendo “política é a minha paixão”.