Lula depõe a Moro e atribui à Marisa interesse por triplex

Por Gazeta News

O primeiro depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à 13º Vara Federal, em Curitiba (PR), durou quase cinco horas na quarta-feira, 10. A audiência foi relacionada a um dos cinco processos no qual o petista é réu. Lula afirmou em depoimento que chegou a visitar o apartamento no Guarujá, mas que não solicitou nem recebeu o imóvel e atribuiu à Marisa o interesse pelo imóvel, ‘certamente para fazer investimento’, mas afirmou que não fez a compra. Moro questionou se Marisa havia relatado a ele sobre a reforma do triplex pela OAS.

Lula foi confrontado por Moro com o depoimento que deu à PF em março de 2016, quando foi conduzido coercitivamente e, na ocasião, o petista havia afirmado que ele próprio teria tomado a decisão de não ficar com o apartamento após uma segunda visita da Marisa ao imóvel.

Lula também responde pelo armazenamento de bens depois que ele deixou a presidência, entre 2011 e 2016. O valor total da vantagem indevida seria de R$ 3,7 milhões, como contrapartida por três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras, segundo o MPF (Ministério Público Federal), durante o mandato do petista, de 2003 a 2011.

O depoimento do ex-presidente ao juiz Sergio Moro já é um dos maiores da Lava-Jato. Nos três anos da operação, as audiências mais longas até aqui foram de Paulo Roberto Costa, de cinco horas, e Alberto Youssef, que se estendeu por quatro horas e meia.