Lula diz que Chávez deve começar a preparar sua sucessão

Por Gazeta News

lula

O ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva acredita que o líder venezuelano, Hugo Chávez, recentemente reeleito para um novo mandato, "deve começar a preparar sua sucessão".

"Havia uma eleição na Venezuela, onde duas pessoas se apresentaram, Henrique Capriles e Hugo Chávez, e eu achava que o segundo seria a melhor opção para o país. Agora, acho também que o companheiro Chávez deve começar a preparar sua sucessão", disse Lula em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal “La Nación”, de Buenos Aires.

De acordo com a agência “EFE”, Lula disse que a Constituição da Venezuela "permite que Chávez seja candidato pela quarta vez, mas quando ele perder, os adversários também poderão se apresentar quantas vezes quiserem, e isso eu não acho que seja bom".

"Por isso, é que eu mesmo não quis um terceiro mandato. Porque se tivesse feito, teria tentando um quarto mandato e depois um quinto. Então, se quero para mim, quero para todos. E para a democracia, a alternância de poder é uma conquista da humanidade e, por isso, é preciso mantê-la", sustentou.

Lula afirmou que se compararmos a "Venezuela de Chávez" com a "Venezuela antes de Chávez", o país "melhorou muito" e o "povo pobre ganhou dignidade".

"A América do Sul ganhou muito com Chávez, porque antes até os sanitários eram importados dos Estados Unidos. Hoje, essa importação é feita também por Argentina, Brasil e outros países. A Venezuela começou a olhar para América Latina, por isso defendi o ingresso do país no Mercosul", disse.