Lula diz que oposição não colaborou na definição de recursos para os aposentados.

Por Gazeta Admininstrator

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou hoje (12), na porta do hotel onde está hospedado, a decisão de vetar o reajuste dos aposentados. Segundo Lula, a oposição não agiu com seriedade quando votou o Orçamento Geral da União sem incluir verba para o reajuste.

“O orçamento foi votado com cinco meses de atraso, e eles poderiam ter colocado verba para dar o reajuste para os após”, afirmou.

O presidente comentou que a proposta original enviada ao Congresso foi acordada com as centrais sindicais e os aposentados.

A proposta previa aumento de 16% para quem ganhasse até um salário mínimo e 5% para quem recebesse acima disso. As despesas custariam, segundo Lula, R$ 12 bilhões para a Previdência. “Eu ajo com a responsabilidade de um presidente da República que age como se estivesse agindo com a sua família, ou seja, eu só posso gastar aquilo que eu tenho”, justificou.

Lula disse que, neste momento, está preocupado com a medida provisória que trata da formalização do trabalho doméstico – aprovada com modificações pela Câmara dos Deputados – e com a segurança em São Paulo. O presidente afirmou que colocou novamente o Exército à disposição do governador Cláudio Lembo para conter a violência na capital paulista.

Lula faz a abertura oficial da 2ª Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora (Ciad), daqui a pouco, no Centro de Convenções de Salvador

Agência Brasil