Lula liga para Blair para propor reunião sobre Doha

Por Gazeta Admininstrator

Lula argumentou que negociadores esgotaram seus recursos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira ao primeiro-ministro britânico, Tony Blair, para reiterar a sua proposta de realizar uma reunião de cúpula para discutir as negociações da Rodada de Doha no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A informação foi divulgada em uma nota do Itamaraty, de acordo com a qual Lula teria sugerido que "a organização do encontro seja discutida durante a Cúpula da Governança Progressista, marcada para os próximos dias 11 e 12 de fevereiro, na África do Sul".

"Na conversa, o presidente Lula lembrou que os resultados da reunião de Hong Kong foram modestos, o que reforçaria a idéia de uma reunião do G8 (grupo do qual a Grã-Bretanha faz parte) com alguns representantes do G20", diz o comunicado.

O presidente se referia à reunião ministerial realizada em dezembro passado em Hong Kong, que terminou sem um acordo entre países em desenvolvimento e países ricos nas principais questões que emperram a Rodada de Doha, como os subsídios à produção nos Estados Unidos e na União Européia.

Lula teria argumentando que os negociadores haviam chegado ao limite da argumentação, "exigindo, agora, a intervenção política dos líderes".

"O presidente Lula mencionou, ainda, que a reunião da África do Sul poderia ser um ponto de partida para maiores aproximações entre os países, e colocou-se à disposição para contatar os presidentes George Bush e Jacques Chirac e consultá-los sobre a proposta da reunião entre o G8 e membros do G20."

Blair teria considerado a idéia "positiva" e teria autorizado Lula a mencionar o seu apoio à proposta nas suas conversas com Bush e Chirac.

Antes de falar com o premiê britânico, o presidente teria telefonado para o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, que será o anfitrião da Cúpula da Governança Progressista, e com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel.