Lula tem maior rejeição e maior certeza de voto para 2018, diz Ibope

Por Gazeta News

lula-foto-Deborah-Bergamini-Flickr-300x199
[caption id="attachment_95636" align="alignleft" width="300"] No levantamento, 55% dos eleitores disseram que não votariam no petista de jeito nenhum. Foto: Deborah Bergamini-Flickr[/caption]

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, na última semana, mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a maior rejeição e a maior certeza de voto entre possíveis candidatos na eleição presidencial de 2018. No levantamento, 55% dos eleitores disseram que não votariam no petista de jeito nenhum na próxima disputa presidencial.

Como a margem de erro da pesquisa é dois pontos para mais ou para menos, ele aparece tecnicamente empatado, em relação à rejeição, com o senador tucano José Serra (54%) e com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), ambos com 52%. A ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede) tem 50% de rejeição, enquanto o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem 47%. Em relação aos eventuais candidatos em quem os eleitores afirmaram que votam “com certeza”, Lula é o mais mencionado (23%). Aécio Neves (PSDB-MG) aparece com 15%; Marina Silva (Rede) tem 11%; José Serra (PSDB-SP), 8%; Geraldo Alckmin (PSDB), 7%; e Ciro Gomes (PDT-CE), 4%.

Sobre a possibilidade de voto, Marina Silva lidera com 28%; Aécio Neves aparece em segundo, com 27%; José Serra tem 24%; Geraldo Alckmin,  23%; Luiz Inácio Lula da Silva, 18%; e Ciro Gomes, 16%.

A pesquisa, de iniciativa do próprio Ibope, entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos aptas a votar em 140 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Fonte: G1.