Lula vira réu na Lava Jato

Por Gazeta News

[caption id="attachment_110618" align="alignleft" width="227"] Além do líder do PT, também foi acolhida a denúncia contra sua esposa, Marisa Letícia, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP).[/caption]

O juiz Sergio Moro, da Justiça Federal de Curitiba, acolheu na terça-feira, 20,  a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP).

Essa é a primeira vez que o petista vira réu no âmbito da Operação Lava Jato. Lula já responde a uma ação penal por suspeita de tentativa de barrar as investigações de corrupção na Petrobrás.

Além do líder do PT, também foi acolhida a denúncia contra sua esposa, Marisa Letícia, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). Outras seis pessoas também entraram para o banco dos réus na Lava Jato.

Na denúncia acolhida, os procuradores da Operação Lava Jato apontam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o chefe do esquema que desviou mais de 87,6 milhões de reais da Petrobras.

Sozinho, segundo o Ministério Público Federal, o petista teria recebido propina da ordem dos 3,7 milhões de reais em troca contratos da empreiteira OAS com duas refinarias da Petrobras.

Os procuradores afirmam que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas referentes à reforma de um tríplex de 215 metros quadrados, na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP), e ao armazenamento de bens do acervo presidencial, mantidos pela Granero de 2011 a 2016.

Chefe do esquema 

A suposta atuação de Lula como "comandante máximo do esquema de corrupção" da Petrobras não integra a denúncia acolhida por Moro. O suposto crime de associação à organização criminosa é alvo de uma investigação aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante o discurso de mais de 1 hora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu as acusações do MPF e fez um desafio: “Prove uma corrupção minha e irei a pé para ser preso”, disse em coletiva de imprensa na quinta-feira,15.

"Estou triste porque acabo de saber que Moro aceitou a denúncia contra mim, apesar de ser uma farsa, uma grande mentira, um grande show de pirotecnia", declarou Lula nesta terça em videoconferência para um evento internacional organizado por seus advogados em Nova York.

Moro ressalta que já há provas suficientes de que a "gestão da Petrobras foi contaminada por um esquema sistemático de pagamento de propinas e de lavagem de dinheiro" e que duas sentenças mostram que o Partido dos Trabalhadores (PT) foi o destino de parte dos recursos desviados da estatal.

Com a decisão de terça, Lula passa de investigado na Lava Jato à condição de réu. Isso significa que, a partir de agora, ele irá responder a uma ação penal sobre o caso. Após o julgamento, o réu pode ser absolvido das acusações ou condenado a cumprir uma pena. Ele e os outros acusados têm 10 dias para se pronunciar.

Fonte: Exame