Maior ataque a tiros deixa mortos e feridos em Las Vegas

Por Gazeta News

-lasvegas-shooting- foto steve-marcus-reuters
[caption id="attachment_153868" align="alignleft" width="311"] O ataque deixou pelo menos 50 mortos e 200 feridos. Imagem: Reuters.[/caption] *Editado às 11:30am de 02102017.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque que matou pelo menos 58 pessoas e feriu outras 515 em um festival de música country em Los Angeles na noite do último domingo, dia 1º, no que já é considerado o ataque a tiros mais letal da história moderna dos Estados Unidos. O número de vítimas ainda pode aumentar, segundo um porta-voz da polícia.

O festival acontecia no Mandalay Bay Resort and Casino, em Las Vegas, quando o único suspeito atirou do 32º andar do hotel que sediava o evento, Mandala Bay, segundo a polícia. Havia cerca de 40 mil pessoas no local, segundo a Reuters.

O autor, um homem de 64 anos foi identificado como Stephen Paddock era morador da cidade e aprimeira informação oficial era de que o suspeito havia sido morto por policiais. Mais tarde, no entanto, o xerife Joe Lombardo afirmou que o atirador se matou antes da chegada das forças de segurança. Com ele, foram encontradas 10 armas.

“O autor do ataque de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico, e realizou uma operação em resposta aos apelos da organização de atacar país envolvidos na luta contra o EI. Ele se converteu ao islamismo alguns meses atrás”, disse Amaq, órgão de propaganda do EI, em uma segunda declaração conjunta na rede social Telegram.

Testemunhas afirmaramm terem visto o atirador de uma posição elevada do hotel. As autoridades também localizaram Marilou Danley, uma mulher de origem asiática que estaria com o suspeito. A polícia afirma que o homem era o único atirador e não trata o ataque como terrorismo, mas como ataque de um "lobo solitário".

Os hospitais de Las Vegas estão lotados. Segundo as autoridades locais o número de vítimas ainda pode aumentar. Policiais que estavam fora de serviço estão entre os mortos, de acordo com o xerife Joe Lombardo, citado pela CNN. Dois policiais ficaram feridos – um deles está em estado crítico.

A polícia não acredita no envolvimento de mais atiradores na ação e investigam como se deu a ação criminosa.

O aeroporto de Las Vegas desviou vários voos após o incidente.

O ataque desse domingo acontece sete meses após um outro que deixou um morto e um ferido, também na Las Vegas Strip.

Os EUA registraram pelo menos 272 grandes tiroteios nos Estados Unidos no decorrer deste ano, segundo o site Gun Violence, sem considerar o de domingo.

Com informações da Reuters eAssociated Press