Maioria aprova novas leis sobre comércio de armas, diz pesquisa

Por Gazeta News

201012armadas

A maioria dos americanos apoia um novo conjunto de regras sobre o comércio de armas, em debate em Washington após o massacre da escola primária de Newtown. A constatação veio através de uma pesquisa da “ABC News/Washington Post”, publicada no dia 14 de janeiro.

O vice-presidente, Joe Biden, deve apresentar um projeto cujo conjunto de leis imporia restrições ao comércio de armas de fogo no país.

Todas as propostas sondadas pela pesquisa, feita entre os dia 10 e 13 de janeiro junto a 1.001 adultos, são endossadas pela maioria dos Estados Unidos, e, em alguns casos, o apoio é maciço. Por exemplo, 88% apoiam a proposta de aferição do histórico do comprador de uma arma de fogo e 71% defendem a criação de um banco de dados federal sobre armas.

O banimento do comércio de armas de assalto e de armas semiautomáricas, um dos pontos mais frisados pelo presidente Barack Obama, também recebem apoio (58 e 51%, respectivamente). O levantamento, todavia, mostra que os EUA não são inteiramente favoráveis ao desarmamento da sociedade: 55% disseram-se favoráveis a armar guardas responsáveis pela segurança nas escolas.