Maioria de judeus dos EUA apóia plano de Sharon, diz pesquisa

Por Gazeta Admininstrator

A maioria dos judeus americanos (62%) apóia o plano de retirada do governo israelense de colônias de Gaza e da Cisjordânia, afirmou uma pesquisa da organização sionista Ameinu nesta segunda-feira.

De acordo com a pesquisa, 23% dos entrevistados se pronunciaram contrários ao plano.

O estudo entrevistou 501 judeus americanos e mostrou que 41% dos entrevistados acham que Israel deveria abandonar a maior parte de seus assentamentos para permitir um acordo de paz com os palestinos, contra 27% que pensam o contrário.

Para 41% das pessoas consultadas, um número simbólico de refugiados palestinos deveria poder voltar para as propriedades em território israelense que tiveram de abandonar. No entanto, 30% das pessoas ouvidas pela pesquisa não concordaram com esta hipótese.

Ainda segundo a pesquisa, para obter a paz, Israel deveria se mostrar disposto a aceitar a criação de um Estado palestino, segundo 70% dos entrevistados.

O estudo mostra ainda que apenas 24% dos judeus americanos mostraram-se convencidos de que a maioria dos palestinos está disposta a viver em paz com os israelenses, contra 35% que pensam o contrário e 41% que dizem duvidar dos palestinos.